Jovens recebem certificado de dispensa do serviço militar

O prefeito Marcelo Iunes presidiu na manhã desta quarta-feira, 02 de outubro, a cerimônia para entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) a 90 jovens corumbaenses dispensados da prestação do Serviço Militar Obrigatório.

A solenidade aconteceu na sede da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos. A Junta de Serviço Militar de Corumbá é presidida pelo chefe do Executivo Municipal.

Além de receberem os certificados de dispensa, os jovens realizaram o compromisso à Bandeira Nacional, bem como entoaram o Hino Nacional.  A cerimônia de juramento está prevista no artigo 217 do regulamento da Lei de Serviço Militar, na qual o cidadão dispensado da prestação do Serviço Militar realiza um compromisso perante a Bandeira Nacional e, até os 45 anos de idade, poderá ser convocado em hipótese de situações emergenciais.

Todo jovem do sexo masculino no ano em que completa 18 anos deve fazer o alistamento militar obrigatório. A posse do Certificado de Dispensa de Incorporação significa que os jovens cumpriram com suas obrigações, que estão quites com o serviço militar. Com este documento poderão obter passaporte ou prorrogar sua validade, prestar exame ou matricular-se em estabelecimentos de ensino, exercer qualquer função ou cargo público, obter carteira profissional, título de eleitor, CPF, registro de diploma de profissionais liberais, ser efetivado como funcionário público, assinar contratos com a administração pública, entre outros.

Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Aquidauana-MS (PRM 09/005), o 1º tenente Jorge Banaczek, ressaltou a importância do momento. “Hoje, vocês cumpriram com todas as formalidades e o juramento é de grande significado, é um compromisso com o país”, disse o militar. O PRM 09/005 tem Corumbá em sua área de abrangência.

“O certificado de dispensa de incorporação que vocês receberam hoje é importante para a vida e não impedem de seguirem a carreira militar no futuro. Vocês podem prestar concurso para militar efetivo e temporário. Nossa ação, na Prefeitura, é trabalhar para criarmos condições para geração de emprego em Corumbá. Desejo sucesso a vocês todos”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes ao encerrar a solenidade.

Também acompanharam a cerimônia para entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação a primeira-dama e secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, o tenente-coronel Gislan Almeida Marques do Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e as secretárias da Junta de Serviço Militar de Corumbá Margareth Barôa Domingos e Arielly Aparecida Da Paixão Martinez.