Com parcerias, Prefeitura busca fortalecimento da Segurança Pública

A Prefeitura de Corumbá tem buscado parcerias para fortalecer a Segurança Pública no município, uma das principais demandas da população. Nessa terça-feira, 15 de outubro, o secretário especial de Segurança Pública e Defesa Social, Edson Panes de Oliveira Filho, participou nessa terça-feira, 15 de outubro, de uma série de reuniões em Brasília e Campo Grande.

“Seguindo a orientação do prefeito Marcelo Iunes, no que tange ao fortalecimento e reestruturação da Guarda Municipal e a celebração de parcerias com o Governo Federal para transformar Corumbá num lugar mais seguro, estive no Ministério da Justiça, primeiro com o Diretor de Políticas de Segurança Pública, Marcelo Aparecido Moreno, que estava acompanhado do Coordenador de Integração de Políticas Públicas com os Municípios, Coronel Guerra, e o Coordenador de Projetos, José Roberto, todos da SENASP, onde discutimos a possibilidade de implantação de projetos prioritários no Ministério da Justiça em Corumbá”, detalhou o secretário.

Logo em seguida, Edson Panes foi recebido pelo coordenador-geral de Fronteiras da Secretaria de Operações Integradas, Eduardo Maia Bettini, que inclusive já serviu na Delegacia de Polícia Federal de Corumbá “e possui um carinho muito especial por nossa cidade, para tratar de parcerias futuras, no sentido de aumentar a atuação do Ministério na proteção da Fronteira”, complementou.

No retorno de Brasília, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social se encontrou com o subsecretario de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, coronel Ary Carlos Barbosa, para entregar a minuta do Termo de cooperação entre a Secretária Municipal e a Secretária Estadual.

“Essa parceria foi alinhavada pelo prefeito Marcelo Iunes e o governador Reinaldo Azambuja e os secretários estadual e municipal durante a Ação Governo Itinerante, ocorrida em Aquidauana no último dia 4, para realização de parcerias estratégicas em Segurança Pública, para melhor atender a população Corumbaense”, prosseguiu.

“Essas parcerias incluem a reativação da sede da DOF na parte alta da cidade, a cedência de estagiários para trabalhar no atendimento ao público na Polícia Civil, capacitação da Guarda Municipal pra utilizar arma de fogo, emprego de reforço de contingente em grandes eventos do município entre outros”, finalizou Edson Panes.