Reunião discute Programa de combate a Tuberculose

No dia 13 de setembro a Secretaria de Saúde de Corumbá recebeu a visita técnica da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde, para discutir o programa de combate a tuberculose.


Na ocasião foram abordados os indicadores e ações para instrumentalizar os profissionais da rede a realizarem o diagnóstico, busca de novos casos e tratamento para procurar diminuir ao máximo os números da tuberculose no município.


A tuberculose é uma das doenças infecciosa que mais mata no mundo. O controle da doença, portanto, exige medidas estratégicas junto aos grupos prioritários. É o caso da população privada de liberdade que, no Brasil, têm 28 vezes mais chance de contrair TB do que a população geral.


O Secretário de Saúde, Rogério Leite, explica o tratamento da tuberculose dura no mínimo, seis meses, e muitas pessoas não fazem corretamente ou abandonam, causando assim uma resistência e dificuldade na cura. É fundamental realizar o tratamento correto e sem interrupção, diante desse quadro é fundamental que agente avalie e reveja a condução do tratamento pelo município”.