Rede Municipal realiza Oficina de Literatura de Cordel para professores

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta última sexta-feira, 30 de agosto, a ‘Oficina de Literatura de Cordel’ para os professores que participam do programa PVE (Parceria pela Valorização da Educação ) e os  alunos do Ensino Fundamental que estão atuando como mobilizadores de ações de leitura.

 

A ‘Oficina de Literatura’ buscou aproximar o público da arte do cordel, atuando também no despertar para a estética do poema em seu estado mais puro. Com foco na formação de leitores, a oficina intencionou a valorização da Literatura Popular Brasileira, através da construção de cordéis com a  temática de preservar a biodiversidade do pantanal. Nesse aspecto de valorização buscou-se não só a área do município de Corumbá, e sim todo o território do Pantanal abrangendo a Bolívia, na proposta de produção os participantes tiveram como desafios além de trabalhar a técnica de Xilogravuras, a de produzir os textos poéticos em Língua Portuguesa e em Espanhol. 

Os cordéis, produtos da oficina, serão distribuídos durante uma Blitz Literária que acontecerá neste mês de setembro, fazendo parte dos eventos alusivos ao aniversário da cidade.