Secretaria de Saúde leva atendimento aos trabalhadores do lixão

No dia 1 de agosto técnicos da Secretaria de Saúde realizaram a ação “A vida no lixão de Corumbá”, com o objetivo de levar saúde aos catadores de lixo da cidade.

 

Uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo e dentista realizaram atendimentos, coletas de preventivo, testes para HIV, hepatite e sífilis, aferição de pressão e glicemia. Houve também vacinação contra febre amarela, hepatite B, difteria, tétano, sarampo, caxumba, rubéola e distribuição de preservativos. Além de orientações sobre segurança no ambiente de trabalho e trabalho infantil.

 

O Coordenador do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador – CERST, Alexandre Cavassa, contou sobre a ação, “realizamos o primeiro evento no lixão, vamos voltar daqui uns dias para atender quem não estava presente e aplicar a segunda dose das vacinas, nosso objetivo é realizar com frequência esse tipo de atividade”.

 

O Secretário de Saúde, Rogério Leite, fala da importância dos atendimentos a toda a população, “temos a missão de levar informação, prevenção e saúde para todos munícipes, realizamos ações interativas em diversos locais em que a população possui dificuldade de acesso. As pessoas do lixão precisam desse olhar diferenciado, pois estão diariamente em contato com materiais que oferecem risco a segurança e a saúde”.

 

A ação foi idealizada pelo Centro de Referência da Saúde do Trabalhador e pelo Programa Municipal de IST/AIDS/HIV, com o apoio da Estratégia Saúde da Família Lúcia Maria, Fundação do Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Saúde.