Saúde do Homem e da Mulher Rural já atendeu a 15 mil pessoas

 

O programa Saúde do Homem e da Mulher Rural já atendeu a mais de 15 mil pessoas, em 48 edições realizadas no Estado de Mato Grosso do Sul. A informação foi dada pelo secretário da Federação da Agricultura, Frederico Borges Stella, que esteve no último sábado, 03/08, presente na ação realizada no assentamento Taquaral. Ele destacou a importância dos trabalhos que, em Corumbá, vem sendo realizados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

 

Anteriormente, o programa havia sido realizado, por duas vezes, na fazenda Novo Horizonte, região da Nhecolândia, dentro do Pantanal de Mato Grosso do Sul. “Desta vez nós decidimos trazer essa ação para o assentamento onde também estão concentrados produtores rurais, em especial os agricultores familiares que merecem uma atenção diferenciada para cuidar da saúde”, afirmou secretário de Desenvolvimento Sustentável, Luciano Aguilar Leite.

 

“O câncer de próstata e o câncer de mama, são as doenças que mais afetam a nossa população, o que nós estamos tentando fazer é o bem”, ressaltou Stella, complementando que “não adianta o brasileiro ter uma expectativa de vida de mais de 70 anos, porque se não tiver prevenção, você não chega lá, né?”.

 

A grande procura pelos serviços, consultas e exames, surpreendeu, em especial o comparecimento dos homens que, historicamente só procuram pelo tratamento médico em último caso. “Isso representa a conscientização da população, de que é preciso se prevenir para ter uma qualidade de vida melhor”, afirmou Frederico.

 

O evento contou com a parceria de todas as secretarias municipais, em especial a de Saúde que realizou o teste do PSA (que detecta a possibilidade do câncer de próstata), com resultado instantâneo; exames de urologia para os homens; do câncer de mama e ginecológicos para mulheres; vacinas e até atendimento pediátrico.

 

No total, foram feitos 375 procedimentos, sendo 209 em homens e 176 em mulheres. A maior procura entre os homens foi pelo atendimento urológico que somou 62 consultas, seguido pelo corte de cabelo, 27 e aferição da pressão arterial, 26. As mulheres procuraram mais pelo atendimento odontológico, foram 36 consultas. Foram feitas 35 consultas dermatológicas e 34 maquiagens.

 

Além das secretarias municipais, o Programa Saúde do Homem e da Mulher rural contou com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato Rural de Corumbá.