Prefeitura discute implantação de Centro Especializado no Tratamento do Autismo

A instalação de um Centro Especializado no Tratamento do Autismo em Corumbá foi discutida pelo prefeito Marcelo Iunes com representantes da Associação de Pais e Responsáveis Organizados Pelos Direitos das Pessoas com Autismo e Deficiências Associadas (PRODTEA) de Mato Grosso do Sul. A reunião aconteceu na tarde da terça-feira, 06 de agosto, na sede do Executivo Municipal.

 

Iunes determinou ao secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, que encaminhe projeto ao Ministério da Saúde com intuito de viabilizar a implantação do Centro Especializado na cidade. A proposta é ter a União como parceira no custeio e manutenção deste espaço. “Vamos trabalhar apoios com parlamentares e também no Governo do Estado para conseguirmos a instalação do Centro com recursos divididos entre Município e Governos Estadual e Federal”, disse o prefeito.

 

Marcelo Iunes adiantou à presidente da PRODTEA/MS, Carolina Spínola Alves Corrêa, que a Prefeitura de Corumbá tem, entregue em Brasília diretamente ao ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o projeto da Clínica da Criança, que pode ser o passo inicial para concretizar a implantação efetiva do Centro Especializado no Tratamento do Autismo em Corumbá.   

 

De acordo com o chefe do Executivo corumbaense, a proposta prevê que Clínica tenha sala de terapia ocupacional, psicopedagogos, psicoterapeutas, fonoaudiólogos, neuropediatras, psicólogos, além de equipe completa especializada.

 

“Percebi que Corumbá está bem à frente e senti que há muita vontade em fazer”, afirmou a presidente da PRODTEA/MS. Carolina Spínola explicou a importância do centro de atendimento específico para o autista.  “Tratamos muito a questão do desenvolvimento interdisciplinar, que envolve parceria e execução das prefeituras com outras secretarias de governo e sociedade movendo esse espaço de atendimento tão necessário para essa deficiência que mais cresce no mundo que é o autismo. Fiquei feliz em ver o interesse do prefeito com a questão. A Prefeitura está totalmente aberta à possibilidade de implantar esse centro para atendimento integrado”, disse.

 

Também participaram da reunião a presidente da PRODTEA/Corumbá, Ádina Delben; o vereador André da Farmácia e o professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, Luiz Paulo de Freitas Ribeiro.


Capacitação

 

A presidente da PRODTEA/MS participou de uma mesa redonda com profissionais de saúde, que discutiu parcerias para implantação efetiva e atuação prática de política pública para o setor.

 

Até sexta-feira, 09 de agosto, Corumbá sedia capacitação de professores de Educação Física. “É uma capacitação de professores Educação Física efetivos do Município, junto com a Secretaria Municipal de Educação, que nos deu apoio, para qualificar professores de para trabalharem essa parte psicomotora com as crianças autistas. A capacitação será feita pelo professor Daniel Carmo, que é referência nessa área. Vai ensinar como trabalhar com essas crianças. Em alguns casos, a única terapia que essas crianças têm, o único estímulo é com o professor de Educação Física. Mas, muitos deles não sabem o que fazer. A Educação Física veio como fator a complementar a terapia desse desenvolvimento motor, agregando nas outras áreas. Abrange um grande número de crianças que não tem acesso às terapias ideais”, disse Ádina Delben, presidente da PRODTEA/Corumbá.

 

A capacitação seguirá na quinta e sexta, dias 08 e 09 de agosto. “Na quinta-feira, será das 08 horas ao meio-dia na Primeira Igreja Batista, na rua Dom Aquino. À tarde, a partir das 13h, no poliesportivo da rua Porto Carrero. Na sexta, o dia inteiro será com aulas práticas de natação em uma academia”, finalizou.