Município apresenta serviço de implantodontia e prótese dentária em Brasília

Em reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 28 de agosto, o prefeito Marcelo Iunes apresentou o funcionamento do Serviço de Implantodontia e Prótese Dentária que será instalado em Corumbá através do projeto Brasil Sorridente. O Serviço funciona de acordo com o que estabelece a portaria 398/2011 e Nota Técnica e Portaria n° 718/SAS do Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito se reuniu com Alex Machado Campos, chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Saúde, e formalizou convite para presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que é sul-mato-grossense, participe da inauguração do Serviço na cidade, previsto para acontecer em setembro, mês que Corumbá completa 241 anos de fundação.

 

A implantodontia

Implantodontia é uma especialidade da odontologia que visa reconstruir uma parte do dente por meio de um implante. Esse implante é instalado cirurgicamente dentro do osso da mandíbula e/ou maxilar.

Com a implantodontia é possível fazer a reabilitação de um ou mais dentes ausentes. Os implantes podem dar suporte para diversos tipos de próteses entre fixas ou removíveis. O objetivo principal dessa especialidade é devolver as funções essenciais dos dentes que, eventualmente, tenham sido afetadas devido à ausência, como a mastigação e fonética.

A implantodontia também se encarrega de cuidar da questão estética perdida. Ela ajuda a restaurar a harmonia do sorriso e promover no paciente a melhora de sua autoestima.

 

Projeto Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente é uma política do governo federal com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira. É a primeira vez que o governo federal desenvolve uma política nacional de saúde bucal, ou seja, um programa estruturado, não apenas incentivos isolados à saúde bucal.