Profissionais da saúde vão as ruas para conscientizar sobre as hepatites

No dia 26 de julho, técnicos da Secretaria de Saúde foram até a feira livre com o objetivo de chamar a atenção da população e conscientizar sobre a hepatite. Foram realizados mais de 400 testes, entre HIV, sífilis, hepatite B e C, também houve aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação contra a hepatite, e distribuição de preservativos e gel lubrificante.


A Sra. Marta Luiza de Prado, de 51 anos, conta que não tinha muitas informações sobre a doença, “eu moro no popular velha e vim na feira só para isto. Nunca fiz o teste, hoje é a primeira vez que estou fazendo, já tinha ouvido falar da doença mas não sabia muita coisa”.


A Sra. Teresa Pereira Coimbra, de 63 anos, foi se vacinar “eu nunca tinha tomado a vacina, doeu um pouquinho mas é por uma boa causa. Minha irmã que me falou que hoje eles estavam aqui, gostei muito, pois as vezes não dá tempo de ir até a Unidade de Saúde”.


O médico infectologista, Hilton Luis Alves Filho, que estava comunicando o resultado dos exames contou que a maioria da população não sabe que tem a doença, “por se tratar de uma doença silenciosa muitas das pessoas que possuem hepatite não sabem. Hoje tivemos resultados positivos do teste de hepatite C, sífilis e HIV, os pacientes foram orientados a procurar a Centro de Saúde Dr. João de Brito para fazer o tratamento”.


Em Corumbá, todos as pessoas diagnosticadas com hepatite C têm a garantia de acesso ao tratamento, independente do dano no fígado, assegurando universalização do acesso. Em Corumbá, o tratamento é realizado no Centro de Saúde Dr. João de Brito, Programa Municipal de IST/AIDS/HIV. R: Tiradentes, (Lado Posto Paulista), Centro, Tel.: 3907-5379.


O Secretário de Saúde, Rogério Leite explica a importâncias destas ações,o objetivo é chamar a atenção da população, os exames e a vacina também são realizados nas Unidades de Saúde da Família, no decorrer do Julho Amarelo intensificamos as ações, com palestras educativas em salões beleza e tatuadores, e no dia 29 haverá um mini curso de Biossegurança gratuito”.


O Curso será realizado no dia 29 de julho, das 14h às 18hs, no auditório do Colégio Santa Teresa, é destinado a trabalhadores de beleza, como cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, depiladoras, manicures e podólogos, os participantes receberão um certificado. No local também será ofertado teste rápido e vacinação contra Hepatite B.


Para o Prefeito de Corumbá é uma grata satisfação ver a adesão da população, “os servidores abraçaram a causa e estão realizando inúmeras ações de prevenção e promoção à saúde, conscientizar é fundamental”.


A ação foi uma realização do Centro de Saúde Dr. João de Brito, Programa Municipal de IST/AIDS/HIV e do  Centro de Referência em Saúde do Trabalhador  CEREST de Corumbá.