Prefeitura lança nova etapa de capacitação profissional no Residencial Buriti

Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, concluiu nessa sexta-feira, 26 de julho, mais uma etapa do trabalho técnico social realizado com os moradores do Residencial Buriti. 

 

Coordenado pela Gerência de Habitação, o projeto levou mais de 10 ações – dividas entre cursos, palestras, plantão social, oficinas e entretenimento – aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida e foi realizado pela empresa MP Assessoria e Consultoria em Projetos Sociais.

 

Na lista de oficinas estão reciclagem de papel e garrafa pet, horta vertical e sisal, cursos design de sobrancelha, depilação cera quente. Entre as atividades lúdicas, educativas e esportivas, tendo como público alvo crianças adolescentes e idosos teve a oficina de “O contador de histórias” foi abordado o ciclo da agua, as formas de poluição e preservação da mesma. Aproveitando o período de férias das criançadas, iniciou a escolinha de Futebol “Vencendo Barreiras”.

 

Diariamente no Centro Comunitário do Empreendimento, três técnicas sociais realizam o plantão social que representa um espaço permanente de interlocução entre os beneficiários, a equipe social e a prefeitura. 

 

“Agora estamos entrando numa nova fase de trabalho junto aos moradores do Buriti, são os cursos. O objetivo dos cursos são contribuir para a mudança de vida das famílias em vulnerabilidade social promovendo a geração de renda.  Os cursos da área da beleza foram os primeiros e já começaram se destacando: design de sobrancelha e depilação cera quente”, explicou a gerente de Habitação da Prefeitura de Corumbá, Bruna Cola.

 

“Estes cursos têm o objetivo de empoderar as mulheres e fomentar a geração renda e qualificar a mão de obra. A vaidade feminina e masculina alimenta um mercado em ascensão, o que oferece oportunidades de trabalho. Ações como essa não promovem apenas capacitação, mas também cidadania e dignidade às pessoas que participam”, completou Bruna.

 

“Me identifiquei muito no curso de depilação. Foi maravilhoso aprender tudo isso. A professora foi muito eficiente, atenciosa e dedicada. Só tenho a agradecer por essa oportunidade”, comentou Laura Carneiro. Greiciane Rodrigues também elogiou o trabalho desenvolvido no residencial.

 

“As alunas todas dispostas a aprender com dedicação e a professora sempre com um sorriso no rosto passando pra gente tudo que era necessário. Tivemos excelentes aulas”, afirmou. Também do curso de depilação, Ariadny Oliveira ainda reforçou a importância das aulas teóricas ministradas durante a atividade.

 

“A apostila também me ajudou bastante a tirar minhas dúvidas e na prática também fui muito bem. Foi uma mão na roda”, contou. Aluna do curso de designe de sobrancelha, Adriana Gomes de Oliveira garantiu que a capacitação “foi a melhor perspectiva de conhecimento para nosso aumento de valores. Fiquei superfeliz em aprender”. Também do curso de sobrancelha, Clovis Bastos Filho também ficou muito satisfeito com o curso. “Foi tudo de bom”, resumiu.