Pacientes com hepatite são tratados no Centro de Saúde Dr. João de Brito

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Em Corumbá, o tratamento é realizado no Centro de Saúde Dr. João de Brito, Programa Municipal de IST/AIDS/HIV.


O médico infectologista, Hilton Luiz Alves Filho, que atende na Unidade, alerta sobre a importância do diagnóstico, Cerca de 70% das pessoas que possuem hepatite não sabem, a cada 9 testes realizados 1 é positivo. Se o paciente fizer o tratamento correto a cura da hepatite C é de quase 100%, já a hepatite B, que ainda não tem cura, é importante fazer o diagnóstico para realizar o tratamento na hora certa, mas tem vacina, e a hepatite A é uma doença aguda, então importante se vacinar”, explicou o Dr. Hilton.


Ledemir Vieira Feitosa, de 63 anos, é um dos pacientes que se tratam no João de Brito, “fiz o teste rápido em uma ação, eu não sabia que tinha a doença, faz 4 meses que descobri e estou realizando o tratamento, estou me sentindo bem melhor e mais sadio. Eu só tenho que agradecer todos da Unidade e principalmente o Dr. Hilton que cuida de mim, hoje tenho muita vontade de viver”, conta Ledemir.


Todos os tratamentos são oferecidos no João de Brito, mas é de suma importância que as pessoas se vacinem e façam o teste rápido, pois como são doenças silenciosas as pessoas podem ficar muitos anos sem ter os sintomas.


Ainda como parte das ações a Secretaria de Saúde está promovendo um Mini Curso de Biossegurança, no dia 29 de julho, das 14h às 18hs, no auditório do Colégio Santa Teresa, destinado a trabalhadores de beleza, como cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, depiladoras, manicures e podólogos, os participantes receberão um certificado. No local Também será ofertado teste rápido e vacinação contra Hepatite B.


O Centro de Saúde “Dr. João de Brito” funciona na R: Tiradentes, (Lado Posto Paulista), Centro, Tel.: 3907-5379.