Fórum discute garantia de direitos e políticas públicas para a terceira idade

“Com esse fórum buscamos discutir as políticas públicas para a terceira idade e, a partir dele, fazer com que população tenha atenção voltada para garantir os direitos dos idosos”. Assim, a secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos e primeira-dama Amanda Balancieri Iunes destacou a importância do 1° Fórum Municipal da Pessoa Idosa”, realizado ao longo de toda a tarde da terça-feira, 18 de junho, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC).

 

Amanda ressaltou que a Coordenadoria da Terceira Idade e Educação Inclusiva foi criada pelo prefeito Marcelo Iunes com intuito de garantir a valorização dos idosos. “Nossos idosos já contribuíram muito e ainda contribuem. Mas, eles não têm a devida valorização. trabalhamos essas políticas para garantirmos conquistas para eles”, completou.

 

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB em Corumbá, o advogado Otávio Ferreira Neves Neto, disse não ser possível que ainda exista “tratamento desumano aos nossos idosos”. Representando o Poder Legislativo Municipal, o vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, disse que a sociedade “não pode tolerar qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa”.

 

Coordenadora da Terceira Idade e Educação Inclusiva, Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim, salientou que ao realizar o Fórum, o Município visou “conscientizar a população sobre os cuidados que devemos ter com os idosos. A população idosa está crescendo e precisamos nos preparar para atendê-los melhor. Esperamos que as pessoas semeiem a ideia de fazer com que nossos idosos sejam respeitados e os que o Estatuto do Idoso seja cumprido”, finalizou.

 

O 1° Fórum Municipal da Pessoa Idosa contou com palestra do presidente da OAB/Corumbá, Roberto Lins sobre “Estatuto do Idoso”, que é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.