Solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente acontece na segunda

A solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente acontece nesta segunda-feira, 3 de junho, no auditório do Sindicato Rural de Corumbá. Durante o evento, serão apresentados os imãs de geladeira orientando a população quanto a coleta do lixo e a cartilha educativa “Falando Sobre o Lixo”.

 

Ainda durante a solenidade, haverá a assinatura do Termo de Mútua Cooperação entre o Município de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, e o Instituto Federal de Ciência, Educação e Cultura do Mato Grosso do Sul (IFMS), que tem como objetivo estabelecer mecanismo de ação conjunta visando fortalecer as ações de Coleta de Resíduos.

 

A coleta dos materiais será contínua, sendo realizada toda segunda-feira a partir da assinatura deste termo. Ainda durante a solenidade de abertura da Semana do meio Ambiente, serão realizadas três palestras:

 

“As implicações Ambientais Decorrentes do Descarte Inadequado do Lixo Eletrônico”, com Fátima Seher (FMAP); “Como são Reaproveitados os Resíduos Eletrônicos”, com o professor mestre Afonso Henriques Silva Leite (IFMS); e “Os Pequenos Gestos, Perigosos Efeitos”, com o professor Érik Luca de Mello (UFMS)

 

Simultaneamente às palestras, haverá o Colóquio de Sustentabilidade com o tema “Mulheres Ribeirinhas e os Produtos da Biodiversidade Pantaneira”. A atividade é organizada pelo Ministério Público Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá e da Ong Ecoa.

 

O Colóquio de Sustentabilidade é coordenado pela Procuradora da República, Maria Olívia Pessoni Junqueira, onde o foco não é só expor e valorizar os trabalhos das mulheres ribeirinhas, mas permitir o estabelecimento de contatos para o protagonismo e autonomia dessas mulheres das comunidades pantaneiras.

 

Participarão comunidades da Barra do São Lourenço, Antônio Maria Coelho, Área de Proteção Ambiental Baía Negra.