Campanha quer mobilizar sociedade no combate à violência sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Corumbá lançou a campanha 18 de Maio – Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a ação tem o lema “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”. O objetivo é incentivar a sociedade a participar ativamente do combate a esse tipo de violência contra crianças e adolescentes.

 

Durante o lançamento, realizado na tarde desta terça-feira, 07 de maio, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC), a secretária municipal de Assistência Social, Gláucia Fonseca Iunes, disse que Corumbá trabalha o ano inteiro no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

Gláucia destacou que o Município “está cada vez mais imbuído em fazer o combate para que as pessoas entendam o que é violência e abuso. Trabalhamos para conscientizarmos as pessoas que temos de cuidar das nossas crianças e adolescentes, que são o nosso amanhã, nosso amanhã”, completou a secretária de Assistência Social.

 

Participando da cerimônia, o vereador Manoel Rodrigues, afirmou que a campanha – lançada oficialmente nesta terça-feira – permite “trabalhar propostas que levem à ampliação das políticas públicas de proteção às nossas crianças e jovens”.

 

O prefeito Marcelo Iunes afirmou que a Prefeitura está empenhada em promover ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Ele disse que o sucesso das ações deve muito aos parceiros, dos mais diversos órgãos, que atuam de maneira incessante no combate a esse tipo de violência.

 

“Temos de agradecer aos parceiros que temos nessa luta. Com o fortalecimento dessa parceria, teremos sucesso cada vez maior nas ações de enfrentamento. Precisamos trazer as famílias, fazer com que fiquem sempre atentas. Precisamos fazer todo o possível para acabarmos com essas violências. Unidos temos mais força”, finalizou o chefe do Executivo corumbaense.

 

A campanha 18 de Maio – Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem uma série de atividades programadas. Até o dia 10 de maio acontece Concurso de Frases para alunos da rede de ensino de Corumbá; de 09 a 31 de maio serão realizadas palestras nas escolas. No período de 12 a 17 deste mês está programada mobilização nas feiras livres de Corumbá; no dia 15 será a vez de mobilização nos territórios dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). O cronograma ainda prevê Panfletagem na Fronteira e na entrada da cidade (dia 16); grande passeata que percorrerá as principais ruas do município, com divulgação do resultado do Concurso de Frases (17/05). Por fim, no dia 18 de maio, acontece panfletagem na área central de Corumbá.

 

São parceiros da campanha a Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde;  Secretaria Estadual de Saúde; Escolas Particulares; Fundação de Turismo do Pantanal; Ministério Público Estadual – 7ª Promotoria de Justiça; UFMS/Campus do Pantanal; e Poder Judiciário – 1ª Vara Cível.


O dia 18 de maio 

 

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. 

 

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.