Jovens fazem juramento à bandeira e são dispensados de incorporação

O prefeito Marcelo Iunes participou na manhã desta sexta-feira, 05 de abril, da solenidade de entrega do certificado de dispensa de incorporação de 91 jovens do Serviço Militar em Corumbá. O ato aconteceu na Casa da Cidadania e contou também com o juramento à bandeira do Brasil.

 

A solenidade contou com as presenças da primeira dama e secretaria especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes; o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson Silva da Cruz e o 1° Tenente Jorge Banaczek, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização PRM – 09/005.

 

Durante a solenidade, o prefeito corumbaense, que é presidente da Junta de Serviço Militar de Corumbá, lembrou em seu discurso a importância de servir a Pátria.

 

“Me sinto feliz e honrado em participar deste evento em que jovens, prestam seu compromisso da responsabilidade e amor à Pátria com o juramento à bandeira. Este momento é importante porque demonstra que nossa juventude corumbaense está comprometida com a salvaguarda do Brasil e, se preciso for, se forem chamados, estarão prontos para defender a nação”.

 

Os jovens que foram dispensados da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e conscientes dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, por razões importantes. A partir do juramento todos os jovens passam a ter deveres e direitos de cidadão.

 

No juramento os jovens prometem “estar sempre pronto a cumprir com as obrigações militares, inclusive, a de atender a convocações de emergência. Na esfera de suas atribuições, a dedicar-se inteiramente aos interesses da pátria, cuja honra, integridade, e instituições” promete defender “com o sacrifício da própria vida”, explicou o 1° Tenente Jorge Banaczek, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização.