Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa empossa novos membros

Os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) para o biênio 2019-2021 tomaram posse nesta terça-feira, 02 de abril, em cerimônia na Casa dos Conselhos. O prefeito Marcelo Iunes participou da solenidade. A secretária Municipal de Assistência Social, Gláucia Fonseca dos Santos Iunes, também acompanhou a posse.

 

O Conselho é o responsável por formular e avaliar as condições de atendimento e proteção ao idoso na cidade. Tem como atribuições desenvolver atividades que visem à defesa e ampliação dos direitos dos idosos; apoiar ações que promovam sua participação nos diversos setores da atividade comunitária; propor medidas para eliminar toda e qualquer disposição discriminatória e receber denúncias sobre qualquer forma de desrespeito ao idoso e promover estudos e debates sobre questões que afetam os idosos e analisar sugestões recebidas da sociedade.

 

O CMDDPI é um órgão permanente, paritário, deliberativo, consultivo, formador e controlador das ações voltadas para o idoso no âmbito do Município de Corumbá, sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, órgão do Poder Executivo, gestor das Políticas de Assistência Social do Município.

 

A designação para compor o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa não implicará remuneração aos seus membros, não ensejando vínculos ou quaisquer outros direitos contra o Município, sendo sua prestação considerada serviço público relevante.

 

Para a secretária Municipal de Assistência Social, o Conselho “é uma conquista importante para darmos melhores condições aos nossos idosos. O Conselho tem importância para dar respeito e um olhar sensível para todos os idosos”, afirmou.

 

Marcelo Iunes destacou, em rápido discurso, que é “compromisso da administração municipal fazer o melhor para todos, com atenção especial para as crianças, jovens e idosos”, disse. O chefe do Executivo corumbaense ressaltou que a sociedade “precisa valorizar os idosos, porque já fizeram muito pela nossa cidade e Estado”. Iunes disse que a Prefeitura está “à disposição do Conselho da Pessoa Idosa” para trabalhar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas “à melhor idade”.

 

De acordo com o decreto nº 2.127, de 20 de março de 2019, os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) para o biênio 2019-2021 são os seguintes:


Titulares

 

Representantes governamentais

Aurice Alves de Barros Romero

Apolônio Júlio da Silva

Ana Paula Neves Rodrigues

Gleidson Fontes da Rosa

Anna Paula Capitel Camargo

 

Representantes não governamentais

Eulinda Apontes Rodrigues

Carlos Roberto Vieira Torres

Denilce Rodrigues da Silva

Luiz Carlos Miranda Fontes

 

Suplentes

 

Representantes governamentais

Gisseli Santos Durães

Sebastião Henrique Ramos Silva Junior

Estefania de Moraes Gonçalves

Deiza Fernandes de Pinho

Ana Claudia Santos do Nascimento

 

Representantes não governamentais

Bruno Souza Cruz

Julio Correa Tejaya

João Francisco da Silva

Lucinete Cordeiro da Silva Nascimento