Evento mostra empreendedorismo feminino e importância de formalização

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, o Talk Show “Mulheres de Alto Impacto” mostrou o protagonismo das mulheres no empreendedorismo local e a importância da formalização do MEI (Microempreendedor Individual) para o crescimento dos micro e pequenos negócios.

 

“Durante este Mês da Mulher, homenageamos as empreendedoras que se destacaram ao longo de 2018. É uma forma de homenagear os MEIs e mostrar que a formalização faz diferença na rotina dos pequenos empreendedores”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, que representou o prefeito Marcelo Iunes.

 

Luciano ainda destacou o trabalho realizado pela Sala do Empreendedor, que funciona dentro da Secretaria Municipal em parceria com o Sebrae, e agradeceu aos apoiadores do Talk Show: TV Morena, Sesc Corumbá, O Boticário, Ele & Ela Cosméticos, Márcia Salles Acessórios e Sindicato Rural de Corumbá.

 

Durante o Talk Show, três empreendedoras corumbaenses tiveram a oportunidade de compartilhar suas histórias com o público, que lotou o auditório do Sindicato Rural. Glaucia Xavier, proprietária de uma loja de roupas plus size, contou todo o processo desde quando abriu um brechó até a loja que tem hoje.

 

“Quando estava começando, já viajando para comprar roupas, cheguei a ficar com minha mercadoria retida e paguei uma multa para tê-la de volta. Daí procurei a Sala do Empreendedor, onde fui muito bem atendida, e me regularizei. Agora trabalho muito mais tranquila nessa parte”, disse.

 

Já Walquiria Brasil, proprietária de uma empresa que aluga artigos para festas infantis, tornou-se MEI para ter acesso aos direitos garantidos pela Lei. “Vale a pena pela segurança que isso nós dá. Na Sala do Empreendedor fui muito bem recebida, bem orientada e já sai de lá com meu MEI”, lembrou.

 

Mariely Freitas, proprietária de ateliê de costura, também ressaltou a importância do MEI em seu negócio e destacou, assim como as colegas, o apoio fundamental da família. “Mesmo com toda capacitação, com o plano de negócios, com o planejamento feito, a gente passa por desafios. Aí o apoio familiar é fundamental”, afirmou.

 

Todas as palestrantes receberam uma placa de Destaque MEI 2018. O prêmio veio dentro de uma sacola confeccionada pelo Amor Peixe, outro projeto que também aderiu ao MEI. Antes e após o Talk Show, os participantes puderam acompanhar a apresentação da cantora Tati Santana, outra profissional que faz parte do MEI. Até a mediadora da discussão, Livia Gaertner, é uma microempreendedora individual.