Professores da educação integral participam de formação continuada

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza hoje e amanhã, dias 21 e 22 de fevereiro, formação com os professores da educação integral da Rede Municipal de Ensino (REME). A capacitação acontece na sede do Centro de Promoção Humana e Ambiental Padre Ernesto Sassida (Cenper).

 

“Esse encontro vem de uma demanda de revermos as práticas dentro da educação integração. Temos a Base Nacional Comum Curricular aprovada, fizemos em conjunto a redefinição de nosso currículo de referência. Vamos discutir atividades integradoras para fortalecer esse currículo; quem é o estudante da escola em tempo integral; quem é o estudante que queremos formar. Fazer um movimento com professores para colocarmos o  projeto de vida desse estudante como centro, objetivo da formação dessa escola”, explicou a supervisora de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação, Maria Aparecida Dias de Moura.

 

Educação integral representa a opção por um projeto educativo integrado, em sintonia com a vida, as necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes. Um projeto em que crianças, adolescentes e jovens são vistos como cidadãos de direitos em todas as suas dimensões. Não se trata apenas de seu desenvolvimento intelectual, mas também do físico, do cuidado com sua saúde, além do oferecimento de oportunidades para que desfrute e produza arte, conheça e valorize sua história e seu patrimônio cultural, tenha uma atitude responsável diante da natureza, aprenda a respeitar os direitos humanos e os das crianças e adolescentes, seja um cidadão criativo, empreendedor e participante, consciente de suas responsabilidades e direitos, capaz de ajudar o país e a humanidade a se tornarem cada vez mais justos e solidários, a respeitar as diferenças e a promover a convivência pacífica e fraterna entre todos.