Buscando investimentos para Santa Casa, prefeito se reúne com secretário de Saúde

O prefeito Marcelo Iunes se reuniu nesta segunda-feira, 14 de janeiro, com o novo secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende. O principal tema da agenda foi a Santa Casa de Corumbá, maior hospital público da região e responsável pelo atendimento dos corumbaenses, ladarenses e dos bolivianos residentes na faixa de fronteira.

 

Também participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, o presidente da Junta Interventora que administra a Santa Casa, Maurílio Vendramini Duran, e o diretor-financeiro da Junta, Luiz Henrique Maia de Paula.

 

Para o prefeito Marcelo Iunes, o encontro foi bastante positivo e serviu para mostrar a realidade enfrentada pela Santa Casa local. Ele lembrou que a Prefeitura continua sendo responsável pela maior parte do repasse financeiro feito para a instituição e que, apesar de desse recurso ter aumentado consideravelmente de 2018 para cá, ainda é preciso um aporte maior para realizar a modernização e manutenção do prédio.

 

“Apresentamos ao secretário estadual alguns dados dos nossos atendimentos, mostramos comparativos com outras regiões e, por fim, solicitamos apoio para que possamos ampliar e melhorar cada dia mais a capacidade e resolutividade nesta centenária Associação Beneficente, que atende a toda população de Corumbá, Ladário e Bolívia. Estamos confiantes que coisas boas estão por vir”, comentou o presidente da Junta Interventora, Maurílio Vendramini.

 

“Na oportunidade a comitiva ainda apresentou os números e produção da Santa Casa, a situação financeira com dados comparativos de outras contratualizações existentes no Estado, evidenciando a necessidade da revisão dos recursos orçamentários, no intuito de melhoria das condições de trabalho existente, com a melhoria da estrutura física, equipamentos e processo de trabalho para atender a nossa região”, explicou Rogério Leite.

 

Ainda de acordo com o secretário Rogério Leite, Geraldo Resende demonstrou surpresa em relação à nova realidade da saúde pública em Corumbá e se comprometeu a fazer o encontro de dados para a nova formatação da contratualização junto à administração municipal. “Aproveitamos ainda para apresentar a rede de saúde de Corumbá e projetos para implantação e serviços de saúde para região, seguindo a proposta de regionalização em saúde no Estado”, finalizou o secretário de Saúde de Corumbá.