Corumbá figura em ranking das cidades mais transparentes do Brasil

Corumbá está entre as 27 cidades mais transparentes do Brasil, segundo dados do Ministério da Transparência/Controladoria Geral da União. Em Mato Grosso do Sul, a Cidade Branca está em segundo lugar, atrás apenas de Campo Grande que ficou em décimo lugar no ranking nacional.

 

Para o prefeito Marcelo Iunes o município está fazendo a lição de casa e prestando contas à população sobre a administração pública. O município tirou nota 9,44, faltando bem pouco para chegar a 10. O prefeito afirma que a meta é melhorar ainda mais nos próximos levantamentos.

 

Foram avaliados na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE), o que resultou em 691 entes. Ao avaliar os municípios com mais de 50 mil habitantes, a EBT 360° contemplou os entes nos quais está concentrada a maioria da população brasileira. O período de avaliação foi de 09/07/2018 a 14/11/2018.

 

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.910/2016.

 

A EBT avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas versões três versões concentram-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação. Veja as informações completas clicando aqui.