Prefeito entrega reforma e ampliação da Casa de Acolhimento Adiles de Figueiredo

O prefeito Marcelo Iunes entregou nessa segunda-feira, 12 de novembro, a reforma e ampliação da Casa de Acolhimento Adiles de Figueiredo Ribeiro. A unidade de proteção social especial de alta complexidade oferece acolhida às crianças e adolescentes cujos responsáveis estão impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

 

A Casa de Acolhimento funciona como moradia transitória aos jovens até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou para uma família substituta, procedimento realizado pela Vara da Infância e da Juventude. A unidade funciona 24 horas por dia e atualmente conta com o trabalho de 18 servidores da Prefeitura de Corumbá.

 

Com a conclusão da obra, a estrutura agora tem capacidade de abrigar até 20 crianças de 0 a 16 anos de idade. A rotina de atendimento envolve orientação, apoio e todas as atividades comuns da vida diária, como refeições, higiene, lazer, repouso e acompanhamento da frequência escolar.

 

“Estamos aqui hoje muito felizes pela entrega desse lugar, que é fundamental para o atendimento dessas crianças e que ficou por muito tempo com a obra parada. Aqui investimentos mais de R$ 301 mil para ampliar, melhorar e dar condições mais dignas e aconchegantes para esse público”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

 

Acompanhado da primeira-dama e secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, o chefe do Executivo municipal destacou ainda que a Prefeitura vai construir mais um abrigo na cidade. “Já demos a ordem de serviço para construção de uma nova casa de acolhimento, a Laura Pinheiro, que será próximo da antiga ferroviária, também com recursos do FMIS”, completou Iunes.

 

“Este é um dia de muita felicidade pra gente. Quero agradecer a presença de cada um de vocês aqui, dos servidores, da equipe que mantém esse lar em funcionamento, e também dos integrantes do FMIS (Fundo Municipal de Investimento Social), um grande parceiro para que pudéssemos entregar essa obra”, comentou a secretária de Assistência Social, Glaucia Antônia Fonseca dos Santos Iunes

A secretária agradeceu também a parceria do juiz Maurício Cleber Miglioranzi, da 1ª Vara Civil, e da promotora Ludmila de Paula Castro Silva, responsável pela 7ª Promotoria de Justiça. “São pessoas que colaboram muito com a gente e que também cobram quando é necessário. São pessoas de extrema importância para o funcionamento da casa”, afirmou.

 

“A ideia era deixar tudo aqui não com ar de instituição, mas sim de lar”, finalizou Gláucia Iunes. A Casa de Acolhimento Adiles de Figueiredo Ribeiro é coordenada pela pedagoga Mara Regina da Silva Santos e conta com cuidadores, cozinheiras, auxiliares de cozinha, motoristas, pedagogas, psicóloga e assistente social.

 

O secretário de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, secretário especial de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz, e o diretor-executivo do Procon, Alexandre Vasconcelos, também participaram da entrega do equipamento.