Com diretores da REME, Prefeitura celebra Dia dos Professores

Com a realização de um café da manhã no Centro de Convenções, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, celebrou nesta terça-feira, 16 de outubro, o Dia do Professor com diretores e diretores adjuntos das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).

 

“Trabalhamos com o intuito de sempre valorizar a autoestima dos nossos professores. O Dia do Professor é uma data que precisamos comemorar. Proporcionamos aos diretores e adjuntos esse momento de confraternização para que repliquem nas escolas esse ambiente harmonioso, de valorização dos profissionais nas salas de aulas”, disse a subsecretária Municipal de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum.

 

Participando da celebração, o secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, destacou que a confraternização homenageia a todos os 1,5 mil professores da Rede Municipal de Ensino. “Homenageamos todos os professores da REME e essa acolhida será levada pelos diretores para suas escolas”, afirmou.  Durante o café da manhã houve apresentações musicais e culturais, com participação da Oficina de Dança.


O Dia do Professor

 

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

 

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

 

Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. Com informações do site Brasil Escola.