30ª edição dos Jogos da REME reúne 21 escolas de Corumbá

Uma linda festa marcou a abertura da 30ª edição dos Jogos da REME (Rede Municipal de Ensino) na tarde dessa sexta-feira, 19 de outubro, na Escola Municipal Barão do Rio Branco. O evento reúne 14 escolas urbanas, sete da zona rural do município e é organizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

 

“Os Jogos praticamente fecham o ano letivo em clima de festa, alegria. Foi um ano proveitoso, de muito aprendizado e que deu tudo certo nas nossas escolas. As crianças estão animadas, felizes e tudo vem acontecendo de forma natural, com calma, de forma planejada e organizada”, comentou o secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, que representou o prefeito Marcelo Iunes no evento.

 

“Neste ano demos um ponta pé inicial para melhorar e estruturar ainda mais nossas escolas nessa parte do desporto e, no ano que vem, vamos buscar mais investimentos para essa área. A prática esportiva dentro da escola é muito importante porque proporciona saúde, socialização e outros benefícios que ficam para a vida toda dessa criança como cidadã”, completou professor Genilson.

 

Os Jogos da Reme são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens atletas de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

 

Além do tradicional desfile das delegações, os 30 anos dos Jogos da Reme teve direito até a bolo e “parabéns para você”. A tocha olímpica foi acesa pelo atleta Gustavo Borges de Carvalho, do 9 ano da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros. O juramento dos atletas foi comandado pela estudante Manoeli Cristina, do CAIC – Padre Ernesto Sassida.

 

A abertura teve ainda as apresentações “Tocando em Frente”, “Nossa Canção” e “New Black”, da Oficina de Dança do Pantanal, e da fanfarra da Escola Municipal Ângela Maria Perez, conduzida pelo instrutor Max Maik Paim Nunes, campeã da 2 Copa Pantanal de Bandas e Fanfarra da Juventude.

 

O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Silvino Rodrigues Ribeiro, o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, e o comandante da Guarda Municipal, Claudinei Soares, também participaram do evento, assim como o vereador Manoel Rodrigues, que representou a Câmara Municipal.