Município leva educação patrimonial para alunos da REME

Alunos da escola Municipal Integral Luiz Feitosa Rodrigues, na área central de Corumbá, participaram de uma palestra na manhã desta quarta-feira, 12 de setembro. Oferecida pela Gerência do Patrimônio Histórico, a exposição – que teve como palestrante a gerente de Patrimônio Histórico, Joanita Campos Ametlla –  abordou conceitos relacionados ao patrimônio histórico.

 

Na palestra, os estudantes – do 6° ao 9° ano – conheceram a definição de patrimônio histórico; conceitos de preservação e proteção; significado de tombamento (quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído) e foram apresentados a exemplos de patrimônios históricos de Corumbá.

 

As ações de Educação Patrimonial, realizadas pela Prefeitura Municipal de Corumbá, terão sequência nos dias 13 e 19 de setembro com visitação à Casa do Artesão, onde será exibido vídeo sobre as atividades da associação Amor Peixe e demonstração de confecção de jacaré com missangas.

 

No dia 18 de setembro, será realizado um passeio cultural com 35 alunos da escola Luiz Feitosa Rodrigues. Na atividade, os estudantes passarão pelo Porto Geral; Praça da República; Jardim da Independência e Casa do Artesão. O roteiro será feito com apoio da Viação Cidade Corumbá, que disponibilizará um ônibus no período das 08h às 11 horas para transporte dos alunos.