Com três turnos de atendimento e sete especialidades, Município entrega novo CEO

Inaugurada na manhã desta quinta-feira, 27 de setembro, a nova sede do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Doutor Aziss Tajher Iunes. Localizado na rua Eugênio Cunha, bairro Universitário, o espaço conta com sete especialidades odontológicas – cirurgia; endodontia; odontopediatria; periodontia; próteses; pacientes especiais e radiologia –, 10 gabinetes e  18 profissionais. O atendimento à população corumbaense será nos períodos da manhã, tarde e noite.  

 

“É com grande satisfação que entregamos este CEO para tratar toda a população de Corumbá. É o maior do Mato Grosso do Sul e estamos trabalhando para ampliarmos as especialidades. É importante que o Município ofereça esses serviços para a população. É um trabalho de toda a administração, da Secretaria Municipal de Saúde que se empenhou em colocar este Centro de Especialidades Odontológicas em funcionamento”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes em um breve discurso.

 

O prefeito lembrou que o em 2005 o CEO foi implantado pelo então prefeito Ruiter Cunha de Oliveira como unidade nível 2 e em 2008, Ruiter iniciou o projeto para elevar o Centro para nível 3, que agrega um maior número de especialidades. A gestão Marcelo Iunes investiu mais de 400 mil reais em estruturação do local e aquisição de equipamentos para implantação e colocação em funcionamento do novo Centro.

 

Iunes agradeceu à Câmara de Vereadores por aprovar lei – de autoria do vereador André da Farmácia – que deu o nome do pai dele ao prédio. “Foi uma situação muito especial receber essa homenagem ao meu pai. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o nome dele para este Centro de Especialidades. Agradeço aos vereadores pela homenagem”.

 

Autor da propositura que denominou o prédio, o vereador André da Farmácia, que representou o Legislativo Municipal no evento, afirmou que “a população de Corumbá ganhou um grande presente com a inauguração do novo CEO disponibilizando sete especialidades odontológicas em três turnos”.

 

Nascido em Corumbá no ano de 1936, Aziss Tajher Iunes era cirurgião dentista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Após concluir o curso, voltou para Corumbá onde exerceu as profissões de professor e cirurgião dentista. Trabalhou, como dentista, por mais de 20 anos no SESI local e também no munícipio. Doutor Aziss também era historiador e escritor, foi autor de diversas crônicas publicadas em jornais e revistas, e publicou quatro livros. Casado com a senhora Célia Aguilar Iunes, teve sete filhos.

 

Participando da solenidade de inauguração, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO/MS), José Wilson Bastos, destacou a importância do investimento feito pela Prefeitura de Corumbá ao implantar o novo CEO. “A população de Corumbá está ganhando um presente enorme, aqui só tem especialista. Vai ser aqui no CEO que aquela parcela da população, sem condições, terá atendimento com especialista. Para Corumbá isto é excelente e sua população tem que aproveitar. Aqui é um ponto de referência para a saúde bucal”, disse o presidente do CRO.

 

O secretário Municipal de Saúde, Rogério dos Santos Leite, ressaltou o empenho da administração Marcelo Iunes em colocar em funcionamento o novo Centro de Especialidades Odontológicas. “É uma grande conquista para Corumbá, é um compromisso da gestão Marcelo Iunes de trazer benefícios em saúde para a população. Esse é o maior CEO do Estado e é uma realidade. Em 2017, com todas as dificuldades que tivemos ganhamos o prêmio estadual em relação à saúde bucal (Prêmio Estadual CRO-MS de Saúde Bucal na categoria destinada para cidades entre 50 e 300 mil habitantes) e agora, com condições melhores de trabalho traremos maiores benefícios para nossa população”, finalizou o secretário.

 

A secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, primeira-dama Amanda Balancieri Iunes; o chefe da Casa Civil, Luiz Antônio da Silva; o secretário Escpecial de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte;  o secretário Municipal de Finanças e Gestão, Alberto Saburo Kanayama; o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques; a secretária Municipal de Assistência Social, Gláucia Iunes; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Costa; o procurador-geral do Município, José Luis de Aquino Amorim; o subsecretário de Finanças, Mário Sérgio Aguiar Siqueira; comandante do Comando do Políciamento de Área 3; coronel Hélio Gauto; vereador Cristóvão Contador; filhos e familiares do Doutor Aziss Tajher Iunes acompanharam a solenidade de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas.