Encontro municipal marcou Dia Nacional da Visibilidade Lésbica em Corumbá

Foi realizado na tarde dessa quarta-feira, 29 de agosto, o Primeiro Encontro de Mulheres Lésbicas de Corumbá. Com o intuito de debater assuntos importantes para a comunidade lésbica da cidade, o evento atraiu cerca de 40 mulheres, além de contar com a presença de simpatizantes a causa.

 

A iniciativa realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadanias e Direitos Humanos, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, também marcou o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado ontem.

 

Iniciando o debate, a assessora executiva Jane Contu, que representou a primeira-dama e secretária especial Amanda Balancieri Iunes, reforçou a importância da união entre comunidade e o Poder Público para que as atividades possam ser planejadas e realizadas ao longo de todo o ano.

 

Márcio Kalango, coordenador de Políticas Públicas para LGBT, salientou que a Casa da Cidadania é um espaço aberto para a comunidade lésbica e que está pronta para orientar e auxiliar a comunidade. “Nós estamos procurando fazer um trabalho de união, queremos ouvir as reivindicações e procurar criar mecanismos que possam atender essas mulheres. Minha sala está aberta e eu espero contar com o apoio dessas mulheres para que possamos desenvolver politicas publicas voltadas a comunidade lésbica”, afirmou.

 

A reunião tratou de temas importantes como saúde e direitos civis, além de debater sobre a necessidade de apoio psicológico às jovens e qualificação profissional para que a comunidade se desenvolva dentro da sociedade. 

 

Ainda estiveram presentes Wânia Alecrim, coordenadora de Politicas Públicas para as Mulheres e Joílson Cruz, diretor-presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico, ambos salientaram a importância da união entre poder público e comunidade para garantir os direitos de todas. Finalizando o encontro, ficou definido que novas reuniões vão acontecer para alinhar projetos e continuar debatendo sobre as necessidades da comunidade lésbica da cidade.

 

Dia Nacional

 

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado anualmente em 29 de agosto no Brasil. A data tem como principal objetivo o combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. Esta data foi criada em 1996, durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ).