Corumbá participa das celebrações dos 193 anos de independência da Bolívia

A Bolívia celebra nesta segunda-feira, 6 de agosto, os 193 anos de sua independência. Em Corumbá, a data foi comemorada nesse domingo, 5, em ato realizado no Jardim da Independência. O prefeito Marcelo Iunes foi representado no ato pelo diretor-executivo da Agência Municipal Portuária, José Antônio Assad e Faria.

 

José Antônio destacou a parceria histórica e o bom relacionamento entre a população de Corumbá e os irmãos bolivianos da faixa de fronteira. Ele também destacou que o desenvolvimento econômico da região passa pelo fortalecimento dessa parceria entre Brasil e Bolívia.

 

O cônsul da Bolívia em Corumbá, Armando Pacheco Gutierrez, também ressaltou a irmandade entre os povos nesta fronteira. A cerimônia já se tornou tradicional na cidade de Corumbá, fronteira com os municípios bolivianos de Puerto Quijarro e Puerto Suárez. As cores do país vizinho – vermelho, amarelo e verde – predominam nas vestimentas e símbolos pátrios para recordar os 193 anos de Independência, cujo libertador foi Simón Bolívar.

 

O ato ainda contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas no Jardim da Independência, onde a comunidade boliviana residente em Corumbá, também esteve presente. Músicas típicas e a tradicional morenada, dança de origem boliviana, fuzeram parte da celebração.

 

A Banda Municipal Manoel Florêncio executou os hinos nacionais dos dois países e, em seguida, um arranjo floral foi depositado aos pés da estátua do herói da Retomada de Corumbá, Antônio Maria Coelho, num gesto de respeito por ser também uma figura histórica de importância para Corumbá.