COMAD começa a delinear plano municipal de combate e prevenção às drogas

Com a primeira reunião do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), realizada no final da tarde da terça-feira, 31 de julho, Corumbá começou a delinear a seu Plano Municipal de Combate e Prevenção às Drogas.

 

“Começamos a discutir o nosso plano municipal, o que Município quer para trabalhar a questão das drogas. Como vai participar na repressão, prevenção, os projetos que serão apoiados e quais canais de captação de recursos. A iniciativa primeira do Conselho é apoiar as entidades que fazem o trabalho de prevenção e potencializá-los através da captura de recursos”, disse o secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, Cesar Freitas Duarte. O Conselho se reunirá mensalmente.

 

Representante do Poder Legislativo Municipal no COMAD, o vereador André da Farmácia, destacou a importância do Conselho Municipal Antidrogas. “É um mecanismo que permite ao Poder Público e a sociedade se envolvam em ações de combate, prevenção, tratamento e recuperação. Também permite meios para buscarmos recursos para essas ações. Essa soma de esforços dá maior êxito ao trabalho”, argumentou.

 

Participando da reunião, o presidente da Subseção de Corumbá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Lins, afirmou que a participação da sociedade, junto ao Conselho, é fundamental para o sucesso das ações. “O Conselho não faz nada sozinho, o governo não faz nada sozinho. A participação da sociedade é fundamental. A importância do conselho vem na medida em que esse conselho traz um foco de luz sobre essa situação e faz com que a sociedade queira participar. Daí o interesse da OAB em participar dessa situação, que é para trazer um foco de luz, se mostrar parceira em benefício da sociedade. Nada se faz sozinho, tudo se faz com ajuda da sociedade, se a sociedade virar as costas, ou não quiser ajudar, nada acontece”, disse.

 

Integram o COMAD a Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos; Desafio Jovem Peniel; Associação de Pais e Amigos de Prevenção e Assistência aos Usuários de Drogas de Corumbá e Ladário (Aclaud); OAB; Poder Judiciário, Mineradora Vale; Poder Legislativo Municipal e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).