Tenda da Leitura faz sucesso no Arraial do Banho de São João

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Votorantim, realizou uma mobilização social de incentivo a leitura no Arraial do Banho de São João. A ação fez parte do Pacto de Compromisso de Participação e Atuação no programa “Parceria Votorantim pela Educação”, assinado pela Secretaria de Educação no mês de abril deste ano, que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.

 

Despertar o gosto pela leitura, valorizando a literatura em suas diferentes formas de expressão e promovendo a cidadania, esse foi o objetivo principal da ação “Tenda da Leitura” articulando leitura, cultura e lazer, resgatando o prazer de ler e ouvir histórias, uma vez que esse tipo de ação é inovador, pois envolveu os agentes que trabalham com a leitura em nosso município.

 

Segundo o secretario de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, que esteve presente acompanhando a ação: “é uma grande alegria proporcionar o acesso a leitura em uma festa popular como a nossa, pois a prática da leitura nos dias atuais está relacionada diretamente à cidadania; por isso, precisamos ler as palavras e também o que está além das palavras. Precisamos ler para conhecer os assuntos/temas, para nos manter atualizados, obter informações ou, como dizem os apaixonados pela literatura: “Para nos deleitarmos no prazer que a leitura proporciona”.

 

A tenda da leitura oportunizou a população corumbaense o acesso a literatura infanto-juvenil, clássicos infantis, contos literários, gibis,  através de contação de histórias, teve também atividades de pinturas com a temática da festa de São João, mas o sucesso mesmo ficou com a oficina do balangandã, onde os visitantes conheciam a história do brinquedo, confeccionavam e depois brincavam, tudo isso à margem do rio Paraguai, na maior festa junina do Mato Grosso do Sul, o Arraial do Banho de São João que representa a valorização e o resgate das tradições folclóricas e da cultura popular que se manifestam por meio das rezas e das crenças, cujas raízes estão presentes no sentimento e na alma do povo corumbaense. Passaram pela Tenda da Leitura aproximadamente 250 pessoas entre crianças e adultos.