Primeira fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática acontece nesta terça

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

 

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

 

A primeira fase da Olimpíada é realizada nesta terça-feira, dia 5 de junho, e a segunda, será em setembro. O resultado, com o nome dos grandes vencedores, será divulgado em novembro segundo o calendário divulgado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza a competição de matemática. Os ganhadores recebem medalhas de ouro, prata e bronze. Também são distribuídas Bolsas de Iniciação Científica Jr., do CNPq.

 

Segundo a Gerente de Políticas Públicas Educacionais, Silmara Cristina Nery de Freitas, a Secretaria de Educação destina uma atenção especial para garantir o bom desempenho dos alunos na OBMEP. “As escolas realizam diferentes atividades para que os alunos possam reforçar o estudo da matemática”, afirmou.

 

Podem participar da competição alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Na rede municipal participam todas as unidades escolares que ofertam do 6º ao 9º ano totalizando 4.482 alunos.