Prefeitura anuncia reativação do Conselho Antidrogas

O prefeito Marcelo Iunes anunciou a reativação do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) em Corumbá. O anúncio aconteceu durante a abertura da primeira Semana Municipal Sobre Drogas, que tem como tema “Drogas: a melhor estratégia ainda é a prevenção”. As atividades vão da Semana Municipal tiveram início em 22 de junho e vão até a quinta-feira, dia 28, sempre a partir das 18h30 no Centro de Convenções, no Porto Geral.

 

“Com a reativação do Conselho teremos mais uma ferramenta para trabalhar a prevenção e o combate às drogas. É um reforço para a busca de recursos estaduais e federais e promoção de ações que trabalhem o combate, orientação e prevenção às drogas”, disse o chefe do Executivo corumbaense.

 

A mensagem com o projeto de Lei do Executivo Municipal reativando o COMAD foi encaminhada para apreciação da Câmara Municipal de Corumbá. Na abertura da Semana Municipal Sobre Drogas, o prefeito deu posse ao presidente e vice-presidente interinos do Conselho, que são, respectivamente, o secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, Cesar Freitas Duarte, e Reginaldo Coutinho.

 

Iunes destacou ainda que a Semana Municipal, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social, possibilita uma discussão ampla e direta acerca de questões relacionadas ao “combate às drogas como preveni-las, evitar e os danos que causam às famílias”. O prefeito ressaltou o decreto n° 15.027 – datado de 18 de junho de 2018 – do Governo do Estado, que aprovou a Política Pública Estadual Sobre Drogas de Mato Grosso do Sul.

 

Participando do evento, a primeira-dama e secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, reforçou a importância do COMAD. “Com a reativação do Conselho Municipal Antidrogas, a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos poderá contribuir consideravelmente no trabalho relacionado às técnicas de reinserção e respeito aos direitos humanos das pessoas vitimizadas pelo uso de drogas”, disse.

 

“O Município está preocupado e atento à temática das drogas, quer auxiliar os órgãos nesse problema, que na verdade é uma epidemia. A primeira Semana Municipal Sobre Drogas busca discutir as formas de tratamento, formas de prevenção, formas de reinserção social do dependente químico, como combater as drogas”, afirmou o secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, Cesar Freitas Duarte.

 

A abertura da Semana Municipal, na sexta-feira, dia 22, também promoveu a entrega de certificados para pessoas e entidades que contribuem com a redução dos danos causados pelas drogas. A Câmara Municipal, representada pelo vereador André da Farmácia, entregou Moção de Congratulação ao delegado de Polícia Civil, Rodrigo Blonkowski, pela atuação no combate às drogas na cidade.

 

Também integraram a mesa de abertura da Semana Municipal, o vereador André da Farmácia, que representou ao Legislativo Municipal; o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite; o comandante do CPA-3 da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Hélio Gauto; e José Gilberto Rozisca, representando a Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico.

 

Durante o primeiro dia de evento, houve palestra da presidente do Conselho Estadual Sobre Drogas, Denise Fátima Barbosa Souza e Silva, e debate sobre o Tráfico de Drogas e Organizações Criminosas na Fronteira, conduzido pelo palestrante Gonzalo Sanchez Medina, Coronel da Polícia Boliviana.

 

Na segunda-feira, 25 de junho, foram discutidos Diminuição de oferta de drogas na fronteira; Combate aos narcotraficantes e controle de fronteira; Polícia Civil – Trabalho de combate ao tráfico de drogas.


Programação

26 de junho – 18h 30

 

Palestra tema: “Educação, Repressão e Prevenção ao uso de Drogas”

Polícia Militar – Reflexos do tráfico de drogas na região

Palestrante: Massilon de Oliveira e Silva Neto – Ten. Cel. PM

Cmt. 6º Batalhão de Polícia Militar – Corumbá MS

Secretaria de Educação – Drogas nas Escolas

Palestrante: Maria do Carmo Provenzano

Secretária Adjunta da Secretaria de Educação

7º Promotoria de Justiça de Corumbá – Drogas na Infância e Adolescência

Palestrante: Ludmila de Paula Castro Silva

Promotora de Justiça

SESPDS – Prevenção ao uso de drogas.

Palestrante: Cesar Freitas Duarte

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social

Mediador: Roberto Ajala Lins – OAB/UFMS

 

27 de junho – 18h 30

 

Palestra: Legislação Antidrogas – Mesa Redonda

Palestrantes:

Dr. Deyvis Ecco – Juiz Titular da 1ª Vara Criminal

Dr. Emerson Ricardo Fernandes – Juiz Titular da Vara Especial Cível e Criminal

Dr. Luciano Bordignon Conte – 5º Promotoria de Justiça

Dr. Luiz Gonzaga – Advogado – Faculdade Salesiana de Santa Teresa

Mediador: Roberto Ajala Lins – OAB/UFMS

 

28 de junho – 18h 30

 

Palestra: Danos Causados à Saúde, Tratamento e Direitos Humanos – Mesa Redonda

Palestrantes:

Dr. Juberty Antônio de Souza Médico

Psiquiatra

Dr. Bruno Marini UFMS

Silvia Segóvia Araújo Freire – Psicóloga Caps Ad

Daianny Garcia do Nascimento – Psicóloga e Coordenadora do Caps Infantil

Mediadora: Lidiane de Brito Curto UFMS