Prefeito discute melhorias operacionais e logísticas para PAE e MAE

O prefeito Marcelo Iunes discutiu melhorias logísticas e operacionais para o desenvolvimento dos trabalhos dos projetos de Práticas de Ações Educacionais (PAE) e Manutenção do Ambiente Escolar (MAE). As atividades são realizadas pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a 7ª Promotoria de Justiça de Corumbá, que é responsável por feitos e procedimentos referentes à proteção da infância e juventude, do idoso e da pessoa com deficiência.

 

As técnicas do PAE/MAE, Jaqueline Pagung Ribeiro e Lucilene Barros, detalharam ao chefe do Executivo corumbaense todas as ações dos projetos que visam reparar atos causados dentro da escola por alunos indisciplinados. Juntas, as Práticas de Ações Educacionais e a Manutenção do Ambiente Escolar atendem estudantes na faixa etária de 9 a 17 anos, de 16 escolas municipais urbanas e de cinco rurais.

 

A Prática de Ação Educacional é um conjunto de ações que visa prevenir a violência, criar a cultura da paz, corrigir atos de indisciplina e coibir as infrações de normas de convivência no âmbito escolar. Já a Manutenção do Ambiente Escolar, é um conjunto de ações que visa a prevenção e reparação de danos causados ao ambiente da escola.

 

Participou da reunião, no final da manhã desta segunda-feira, 02 de maio, o vereador Tadeu Vieira. O parlamentar é autor da lei que responsabiliza aluno por atos de vandalismo em patrimônio escolar e destruição de mobiliário.

 

“Temos essa preocupação, até pelas reclamações de diretores, coordenadores, professores que sofrem no dia a dia, dentro da sala de aula, as consequências do mau aluno. Criamos essa lei, e não é no sentido de punir castigando, mas ensinando. Se sujou a parede, vai limpar a parede; riscou a carteira vai limpar a carteira, rasgou o mapa vai arrumar o mapa. Caso contrário, seus pais serão chamados e responsabilizados. É esse trabalho que o PAE e MAE fazem. O prefeito nos garantiu toda estrutura para esse trabalho”, disse o vereador.

 

Iunes destacou que o Município está definindo uma instalação adequada para as técnicas do PAE/MAE desenvolverem suas ações, bem como define as tratativas para o repasse de ônibus para transporte dos alunos atendidos pelo programa e deslocamento dos servidores que atuam nas atividades das Práticas de Ações Educacionais (PAE) e Manutenção do Ambiente Escolar (MAE). também acompanharam a reunião o chefe de gabinete Fábio Luiz Pereira da Silva e o chefe da Casa Civil, Luiz Antônio da Silva.