Município tem participação ativa em Ação Global na parte alta da cidade

A Prefeitura de Corumbá participou ativamente da 25ª edição da Ação Global Nacional realizada na praça do bairro Nova Corumbá no sábado, 26 de maio. O Executivo Municipal disponibilizou equipes da Agência Municipal de Trânsito (Agetrat); Fundação de Esporte de Corumbá (Funec); Fundação de Turismo do Pantanal; Fundação do Meio Ambiente do Pantanal; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Secretaria Municipal de Saúde.

 

Na área da saúde foram disponibilizados três trailers: um com dois consultórios para atendimento médico com quatro clínicos gerais; um com dois consultórios para atendimento odontológico com quatro dentistas e outro trailer para atendimento com pediatras. Os médicos e dentistas eram da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e do 6º Distrito Naval. Os auxiliares dos dentistas e assistentes dos médicos eram cedidos Município, que também vai ceder materiais para as consultas como luvas, máscaras, forro de maca.

 

A equipe do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) orientou visitantes e distribuiu preservativos. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Centro de Controle de Vetores (CCV) orientaram com relação à prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) e pelo mosquito-palha (leishmaniose), além de conscientização sobre a raiva, esporotricose e demais zoonoses.

 

A Vigilância Ambiental expôs acervo de animais peçonhentos no formol e orientou moradores a como lidar com cada um deles caso sejam encontrados em casa. A equipe do Programa de Combate à Tuberculose e Hanseníase (TB/HANS) também esteve presente informando sobre as duas doenças, formas de tratamento, prevenção e descoberta. O Programa de Planejamento Familiar fez orientação com famílias.

 

A Ação Global em Corumbá trouxe ao município o ministro do Trabalho, Helton Yomura. Ele destacou a importância da iniciativa. “As indústrias estão estendendo à sociedade, por meio das ações sociais aqui desenvolvidas, mais um pouco do suor e do sacrifício do trabalhador industrial. Trata-se de um dia de festa e de congraçamento entre os trabalhadores e suas famílias e a comunidade”, afirmou.

 

O 3º vice-presidente regional da Fiems, Lourival Vieira Costa, afirmou que Corumbá é cidade que registra o maior número de atendimentos nas áreas de cidadania, educação, saúde e lazer. “Em 2016, nós tivemos mais de 7 mil pessoas e 20 mil atendimentos, enquanto em Campo Grande foram 4 mil pessoas. Então veja que a nossa população realmente aderiu e a Fiems acertou em trazer a Ação Global para Corumbá”, analisou.

 

O prefeito Marcelo Iunes, acompanhou o começo da ação e destacou que o Município teve participação fundamental no evento e afirmou que a administração municipal e a população se sentiram honrados por receberem mais uma vez a Ação Global. “Estamos felizes por Corumbá ser escolhida para sediar esse grandioso evento, que acontece simultaneamente em todo o Brasil, oferecendo serviços de saúde, cidadania, educação e lazer para a população corumbaense”, falou.