Com Município, Ação Global leva serviços de saúde à Praça da Nova Corumbá

A 25ª edição da Ação Global Nacional acontece em 27 cidades brasileiras simultaneamente neste sábado, 26 de maio. Sempre promovido em parceria com o SESI, o evento este ano terá como foco três temas: educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental. No Mato Grosso do Sul, a cidade escolhida para receber o projeto foi Corumbá. A iniciativa privada tem parceria com a Prefeitura Municipal, que está oferecendo todo suporte para o desenvolvimento de inúmeras atividades. A Ação Global acontecerá na Praça da Nova Corumbá, das 08h às 15 horas.

 

Entre as mais diversas atividades oferecidas pela ação, a área da saúde contará com três trailers: um com dois consultórios para atendimento médico com quatro clínicos gerais (dois para atendimento pela manhã e dois à tarde), um com dois consultórios para atendimento odontológico com quatro dentistas (dois para atendimento pela manhã e dois à tarde) e outro trailer para atendimento com pediatras, um atenderá pela manhã e outro à tarde (servidores do Município).

 

Os médicos e dentistas são da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e do 6º Distrito Naval. Os auxiliares dos dentistas e assistentes dos médicos são servidores do Município, que também vai ceder materiais para as consultas como luvas, máscaras, forro de maca, etc. Para atendimento nos trailers é necessário Cartão do SUS e, se possível, Carteira de Identidade.

 

A equipe do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) estará presente orientando visitantes e distribuindo preservativos. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Centro de Controle de Vetores (CCV) vão ter espaço para orientar a população com relação à prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) e pelo mosquito-palha (leishmaniose), além de conscientização sobre a raiva, esporotricose e demais zoonoses.

 

A Vigilância Ambiental estará expondo acervo de animais peçonhentos no formol e orientando moradores a como lidar com cada um deles caso sejam encontrados em casa. A equipe do Programa de Combate à Tuberculose e Hanseníase (TB/HANS) também estará presente informando sobre as duas doenças, formas de tratamento, prevenção e descoberta. O Programa de Planejamento Familiar fará orientação com famílias.