Servidores dos CRAS recebem capacitação sobre abuso e exploração sexual

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza, na tarde desta terça-feira, 24 de abril, capacitação para servidores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A atualização, promovida na Casa dos Conselhos, é sobre Metodologias de Prevenção de Abuso e Exploração Sexual praticados contra crianças e adolescentes. A ação faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

 

“É muito importante a capacitação porque a gente oferece a oportunidade de conversar e ver quais são os problemas que a Assistência Social está enfrentando em todos os seus equipamentos. É uma forma de dar melhor atendimento aos munícipes, que é o trabalho mais importante que fazemos”, afirmou Gláucia Iunes, secretária municipal de Assistência Social.

 

De 09 a 30 de maio, escolas municipais vão receber palestras sobre o assunto. As orientações serão feitas a estudantes a partir dos 12 anos, como também aos professores, coordenadores, diretores e demais funcionários das escolas. As palestras serão promovidas pelas 27 duplas dos CRAS que estão recebendo a capacitação por meio de uma psicóloga do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS).

 

 “É uma forma de dar orientação aos alunos e professores sobre como tudo acontece, como o abuso e exploração sexual podem ser perceptíveis aos olhos de todos, mas para que também que possam identificar crianças que estejam passando por algum tipo desse problema. Vamos apresentar vídeos, fazer palestras e apresentações didáticas para explicar”, disse Gláucia Iunes.

 

A culminância da campanha será no dia 18 de maio, quando haverá passeata chamando a atenção da população corumbaense para o problema do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Naquele dia, frase vencedora de concurso entre estudantes das redes municipal, estadual e privada de ensino será exposta em banner que será utilizado durante toda a caminhada. O concurso também será promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social no âmbito da campanha.