Parceria Prefeitura e Governo Federal garante veículos para a Saúde

O prefeito Marcelo Iunes entregou, na manhã desta sexta-feira, 06 de abril, dois veículos para a Secretaria Municipal de Saúde. Os carros – Doblò 1.8 de sete lugares cada – serão utilizados pelos programas municipais NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Melhor em Casa.

 

“É importante o Município garantir qualidade e respeito às pessoas com enfermidades”, destacou o prefeito ao entregar os veículos ao secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite. “É uma conquista através de parceria da Prefeitura com o Governo Federal”, completou Iunes ao ressaltar a aquisição com recursos federais.

 

O secretário de Saúde afirmou que os dois novos veículos qualificam o trabalho do funcionário e, consequentemente, o serviço oferecido à população. “Dando condição melhor para que o servidor efetue o trabalho dele, de levar assistência da saúde ao munícipe, quem ganha é população, que será melhor atendida”, disse.

 

Rogério Leite enfatizou o alcance dos dois programas oferecidos na rede municipal de Saúde. “Uma equipe do NASF é responsável por até seis equipes de Saúde de Família, resultando no atendimento de um número significativo de famílias corumbaenses. O Melhor em Casa tem no cadastro pelo menos 90 pacientes acamados que precisam dessa visita domiciliar do médico, enfermeiro e equipe para esse atendimento e planejamento em saúde”, complementou. O vereador Manoel Rodrigues acompanhou a entrega dos veículos, realizada no pátio do Paço Municipal.


Programas NASF e Melhor em Casa

 

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

 

Tem o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. O NASF busca contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

 

O programa Melhor em Casa visa diminuir o período de permanência de pacientes internados ou a internação desnecessária; aumentar a disponibilidade dos leitos hospitalares para retaguarda das urgências e internação; garantir atendimento humanizado, qualificado, sem abrir mão do conforto do lar, além de ampliar a autonomia dos usuários e familiares, para o cuidado à saúde do paciente.

 

É um serviço que garante a continuidade da Atenção em Saúde aos pacientes que precisam de cuidados, mas que não precisam da internação hospitalar. É direcionado a pessoas domiciliadas em Corumbá; portadoras de doenças crônicas graves; portadora de incapacidades permanentes, restrito ao leito em 50% do tempo ou mais; em situação pós-cirúrgica, e possuir cuidador em seu domicilio. O atendimento é disponibilizado via SUS.