Fórum Internacional reúne professores do Brasil e da Bolívia em Corumbá

Começou nesta sexta-feira, 6 de abril, o 2º Fórum Internacional Pedagógico Sindical. O evento é organizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Confederación de Trabajadores de Educación Urbana de Bolívia e reúne mais de 200 professores dos dois países.

 

O encontro prossegue até o sábado, dia 7, e vai servirá como de troca de experiência a respeito de políticas públicas da educação em relação a atuação docente e sobre o cotidiano do professor e as garantias de seus direitos. O secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, representou o prefeito Marcelo Iunes na abertura do Fórum.

 

“Estamos aqui para debater as questões sindicais e pedagógicas de nossas escolas e construirmos uma agenda conjunta, uma troca de experiências que favoreça nossos alunos”, comentou Genilson. Representando os educadores bolivianos, o executivo nacional do Oriente, David Montaño, também destacou a importância do Fórum.

 

“Para nós isso aqui é e será uma verdadeira certificação. Mas não somente o tema certificado, sendo que também existe a necessidade, como trabalhadores da Educação, de compartilharmos as mesmas problemáticas que são as políticas públicas de educação em todo nosso território fronteiriço”, afirmou David Montaño.

 

O executivo nacional do Ocidente da Bolívia, Wilfredo Siñani, e o professor Raul Nunes Delgado, representando o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Corumbá (SIMTED), também participaram da abertura do 2º Fórum Internacional Pedagógico Sindical, realizado no centro de Convenções.

 

Bolívia

 

Dá Bolívia, 150 professores participam do Fórum. São representantes de varias regiões do País tais como: do Ocidente (La Paz, Oruro, Potosí, Atocha,Uncia, Uyuni, Villazon e Tupiza), Oriente (Santa Cruz, Chiquitania, Roboré, Camiri,  Andrés Ibáñez, Vallegrande, Beni, Magdalena, Riberalta, Guayaramerín e Pando) e Valle ( Cochabamba, Sucre, Tarija, Vermeja, Yacuiba, Villamontes).