Com contadores do Município, Iunes destaca entrega antecipada de Balanço para TCE-MS

Reunidos com os profissionais de Contabilidade da Prefeitura Municipal, o prefeito Marcelo Iunes destacou o empenho dos servidores na elaboração do Balanço Geral das Contas do Município, que resultou no envio antecipado das informações ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Corumbá foi o primeiro município sul-mato-grossense a entregar a prestação de contas referente ao exercício do ano de 2017.

 

O chefe do Executivo corumbaense destacou que a atuação qualificada dos contadores do Município permitiu o cumprimento de uma obrigação legal em tempo hábil. Iunes ressaltou a complexidade do serviço, que precisa conter detalhadamente o balanço individualizado de cada uma das 36 unidades que compõem a Prefeitura Municipal de Corumbá.

 

O Balanço Geral entregue ao TCE-MS apresenta detalhes sobre a receita, despesa com pessoal, custeio e investimentos. Também são apresentados demonstrativos de cumprimento dos limites constitucionais nas áreas de Saúde e Educação do Município.

 

“Entregamos antecipado, em 28 de março. É uma obrigação legal, que deve ser cumprida a até 31 de março de cada ano. Fomos os primeiros do Estado. Com capacitação, condições técnicas, empenho e comprometimentos dos nossos profissionais, nossos contadores, que trabalharam esse relatório dando suporte a toda a Prefeitura, conseguimos e entregamos antecipado”, disse o subsecretário Municipal de Finanças e Gestão, Mário Sérgio Aguiar Siqueira.

 

O secretário Municipal de Finanças e Gestão, Alberto Saburo Kanayama, salientou que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, está “dando oportunidade aos profissionais se qualificarem, ampliarem o conhecimento através de cursos e treinamentos”. O trabalho dos contadores da Prefeitura foi “intenso, muito correto e significativo em termos de consolidação da ação do profissional. Garantiu a oportunidade de toda a gestão ter bons relatórios para que no futuro não tenhamos problemas com auditorias do Tribunal”, complementou.

 

A gerente de Contabilidade do Município, Lúcia Helena Flores Lira, afirmou que a capacitação foi fundamental para o resultado positivo do trabalho dos contadores. “Dependemos muito de um bom sistema de contabilidade pública, que hoje a Administração Municipal nos oferece. Tivemos apoio da Prefeitura para capacitação e isso elevou nosso conhecimento. A entrega de balanço, em tempo hábil e antecipado, foi uma conquista que adquirirmos em 2017 e concluímos com êxito”, disse.

 

Lúcia Flores lembrou que foram entregues balaço consolidado, que é a consolidação de todas as unidades orçamentárias e o balanço individualizado, por cada unidade, que é o trabalho individual, fazendo verificação, análise de cada unidade. O servidor de carreira da Prefeitura Municipal, Eduardo Iunes, também participou da reunião.