AGETRAT promove projeto “Motociclista, não seja você a próxima vítima”

A Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AGETRAT) inicia nesta segunda-feira, 9 de abril,  o projeto “Motociclista, não seja você a próxima vítima”. A ação começará com uma blitz educativa na esquina da rua Frei Mariano com a Dom Aquino, no Centro, no horário das 08h às 11 horas.

 

Através da ação educativa, a AGETRAT busca diminuir o número de motociclistas vítimas de acidentes de trânsito e prover uma vistoria em capacetes e demais itens de segurança de uso obrigatório pelos usuários de motocicletas.

 

A campanha também busca assegurar que os motociclistas tenham consciência da responsabilidade e dos riscos que os mesmos correm dentro do trânsito, além de incluir dentro das ações educativas profissionais e empresas ligadas ao uso de motocicletas.

 

Desenvolvimento

 

As ações de educação para o trânsito propostas pelo projeto “Motociclista, não seja você a próxima vítima” inserem-se no calendário temático do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em conjuntura com as propostas locais, cuja meta é realizar mensalmente iniciativas direcionadas à segurança no trânsito possibilitando ações focadas em todos os segmentos: pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores.                

 

O projeto consiste em uma ação primária em parceria com empresas a fim de orientar motociclistas em diversos pontos da cidade. Na primeira ação será montado um cenário de um funeral com diversos capacetes de motociclistas em volta do caixão. A intenção é impactar os participantes e transeuntes, para chamar atenção à problemática.

 

Nas demais ações, os agentes fiscalizadores irão fazer avaliações nos capacetes dos motociclistas, orientando-os a providenciar os ajustes ou até mesmo a descartar o mesmo.

 

A última ação do projeto consiste em realizar um passeio motociclístico pelas ruas da cidade a fim de integrar os motociclistas que cumprem as leis de trânsito em um grande passeio para chamar a atenção de todos para os riscos e responsabilidades de usar uma motocicleta. Ao término dessa ação, todos participantes irão concorrer aos prêmios ofertados pelos parceiros.