Abril Verde: Cerest promove ações de orientação em frigorífico de jacarés

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promoveu uma visita técnica ao complexo industrial da Caimasul de criação, abate, industrialização e comercialização da carne e couro de jacaré. Realizada na sexta-feira 20 de abril, a ação integrou as atividades do Abril Verde em Corumbá. O trabalho contou com apoio do Núcleo de Imunização e da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Corumbá.

 

Coordenador do Cerest, Maquison André Brittiz Garcia, informou que durante a ação foram imunizados 55 trabalhadores com vacinas contra a Febre Amarela; Antitetânica e Hepatite. No dia 28 de abril, o Centro de Referência promoverá caminhada para encerramento do Abril Verde, com o intuito de mobilizar a sociedade sobre a prevenção de doenças e acidentes no âmbito do trabalho.

 

O Abril Verde surgiu por iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná e logo ganhou atenção e apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT). A ideia foi disseminada no país especialmente pela quantidade de acidentes de trabalho registrados todos os anos. O Brasil é o 4º no ranking de acidentes fatais de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). São quase 4 mil trabalhadores mortos ao ano, enquanto o número total no mundo chega a 321 mil.

 

O mês foi escolhido pelo movimento porque o dia 28 de abril foi estabelecido pela OIT como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Ciente da importância da campanha nacional, a Prefeitura de Corumbá aderiu à ideia e lançou o Abril Verde no município. O Abril Verde também chama a atenção para as subnotificações dos registros dos casos e para o descaso com a segurança do trabalhador.