No Dia do Consumidor, PROCON lança mutirão para recuperação de crédito

A Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) deu início à campanha “Limpe seu nome e recupere seu crédito”. O lançamento do mutirão aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15 de março, data em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor. O prefeito Marcelo Iunes participou do evento. Até 13 de abril, os consumidores podem procurar a sede do PROCON de Corumbá para encaminhar a negociação de débitos.

 

O diretor-executivo do PROCON, Alexandre Vasconcellos, explicou que a iniciativa conta com parceria da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC). “As pessoas que se encontram inadimplentes vão poder renegociar suas dívidas com descontos significativos. As empresas vão ter de apresentar propostas atrativas ao consumidor para que ele possa renegociar e limpar o nome”, disse Vasconcellos. “Essa ação visa recuperar o crédito para que possam voltar a ter poder de compra”, complementou.

 

A dinâmica do mutirão “Limpe seu nome e recupere seu crédito” foi explicada pelo diretor-executivo. “As pessoas deverão vir ao PROCON, as empresas vão deixar uma pessoa de contato e o PROCON vai buscar a empresa, ver a situação real da dívida, ver o desconto se é significativo. O consumidor vai sair com documento assinado do PROCON, com prazo e proposta acordada. Ele deverá levar a empresa credora para dar início ao cumprimento da quitação daquela dívida”, esclareceu o titular da  Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor informando que a campanha não abrange dívidas ajuizadas.

 

A parceria com a ACIC engloba empresas mercantis e prestadoras de serviços filiadas ou não à entidade. “A Associação Comercial vai articular as empresas para participação”, disse o diretor do PROCON confirmando que Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal participam do mutirão.

 

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá, endossa a campanha reforçando o compromisso dos signatários com as leis que protegem o consumidor.

 

Para o prefeito Marcelo Iunes, a iniciativa vai ao encontro da função primordial do poder público de oferecer qualidade nos serviços prestados à população. “Com essa campanha, o PROCON municipal dá oportunidade às pessoas limparem o nome e recuperarem crédito. O que o Município puder fazer para ajudar seus cidadãos, a garantirem seus direitos, deve ser feito. é obrigação do Município”, afirmou. “Nosso compromisso é com a população, quem tem de ganhar é a população que mais precisa do poder público”, disse o chefe do Executivo corumbaense.  

 

Por determinação do prefeito, o PROCON funciona ininterruptamente das 07h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. A sede da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor fica na rua Sete de Setembro, número 222, entre as ruas 13 de Junho e Delamare, no Centro de Corumbá. O telefone é o 3907-5431.


PROCON Itinerante

 

Iunes antecipou que o Município trabalha o projeto PROCON Itinerante. “Levaremos para os bairros o atendimento, para facilitar o acesso da população aos serviços de defesa do consumidor. É importante oportunizarmos o serviço aos cidadãos”, complementou.

 

O diretor-executivo da Agência de Defesa ao Consumidor explicou o serviço. “Estamos em negociação com o Governo do Estado para encaminhar uma van itinerante, para em conjunto, promovermos ação nos bairros para atender ao consumidor no bairro onde mora”, concluiu.

 

Também participaram da solenidade, o secretário Municipal de Govermo, Cássio Augusto da Costa Marques; o chefe da Casa Civil, Luiz Antônio da Silva; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Renato dos Santos Lima; o presidente da Câmara Municipal, Evander Vendramini; o presidente da ACIC, Lourival Vieira da Costa, e o promotor de Justiça, Luciano Bordignon Conte.