Município participa do I Congresso Internacional sobre Gestão Pública e Saúde

O I Congresso Internacional sobre Gestão Pública e Saúde (CIGEPS) está sendo realizando em Brasília nesta terça e quarta-feira (20 e 21 de março). O evento pretende contribuir para a ampliação dos estudos e diálogos científicos para além das fronteiras nacionais. O Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul (COSEMS) selecionou apenas cinco municípios para representar o Estado no Congresso. Dentre eles, o município de Corumbá, representado pelo secretário de Saúde, Dr. Rogério dos Santos Leite.

 

“Acredito que essa escolha se deve a uma gestão pactuada em promover a saúde e bem estar a população através do plano Municipal de Saúde, que está servindo de molde para outros municípios. Apesar das grandes dificuldades hoje na saúde, considerando o panorama nacional, conseguimos avançar em várias frentes da saúde pública. A estruturação das redes prioritárias de Atenção à Saúde, o fortalecimento da Atenção Básica, programas como Consultório de Rua, Melhor em Casa, especialidades, serviço de oncologia e complexo macrorregulador são alguns dos exemplos a serem citados”, destacou o secretário.

 

Com a ampliação do diálogo para além das fronteiras, o CIGEPS pretende qualificar, aprofundar e adensar teórico-cientificamente o campo de produção de conhecimento, além de garantir espaço para disseminação de pesquisas na área de gestão, tendo como elemento central o campo da política de saúde e sua gestão. O congresso visa também promover a articulação entre a academia e a gestão pública no campo da saúde, proporcionando encontro rico para a geração e a utilização de conhecimentos científicos, assim como para a formulação e a implantação de políticas.