Equipe da Sesai se reúne com secretário municipal de Saúde em Corumbá

Gestores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Mato Grosso do Sul, vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), esteve em Corumbá na tarde de terça-feira, 13 de março. Eles participaram de reunião na Secretaria Municipal de Saúde para oferecer orientações quanto à normatização de documentos para adesão à Portaria 2.663, de 11 de outubro de 2017. A Portaria redefiniu critérios para o repasse do Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAEPI), no âmbito do Sistema Único de Saúde. O escritório da gestão do DSEI fica situado em Campo Grande.

 

Equipe da Sesai do polo de Corumbá também compareceu à reunião que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Rogério Leite; da gerente de Gestão e Operações na Saúde (GGOS), Tatiana Santos; e do gerente do Centro de Especialidades Odontológicas, Fábio Lopes Mandu. O objetivo também foi estreitar relações e discutir a respeito do atendimento aos indígenas da aldeia Guató, comunidade assistida pela Sesai como também pela Rede Municipal de Saúde.

 

Atualmente, o Brasil conta com 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), sendo um deles em Mato Grosso do Sul, Estado que possui 14 polos, dentre eles Corumbá. A equipe da Sesai no município é composta por enfermeira, técnico de enfermagem, médico, dentista e outros profissionais. Além de prestar atendimento, eles são responsáveis por encaminhar os indígenas aos cuidados médicos nas unidades de saúde do Município.