Educação faz formação continuada com professores do PNAIC

Nos dias 26 e 27 de Março no período noturno na Escola Municipal Barão do Rio Branco aconteceu a formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) . participaram aproximadamente 250 professores da rede que atuam nas turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e Pré-escola. 

 

O objetivo da realização da formação e oficinas é a construção de jogos que auxiliem o professor no desenvolvimento do currículo da alfabetização matemática.

 

São destacados no cronograma da formação a importância do lúdico para o processo de aprendizagem dos estudantes; conhecer os objetivos, regras e dinâmica dos jogos que fazem parte da ementa da oficina; e vivenciar na prática os jogos confeccionados durante a atividade proposta.

 

No conteúdo programático serão trabalhados alguns eixos, dentre eles: número e operações; geometria; grandezas e medidas; estatística e probabilidade; e álgebra e funções.

 

De acordo com a Gerente de Gestão de Politicas Educacionais, Silmara Cristina Nery de Freitas : “ A formação é importante para auxiliar os professores quanto às práticas metodológicas que podem ser aplicadas com os alunos em sala de aula e essa formação é importante para subsidiar os professores em práticas metodológicas voltadas para a alfabetização matemática assim como o desenvolvimento integrado de conhecimentos e habilidades sociais, físicas e cognitivas dos alunos”, contou.


A subsecretaria de Educação Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum acompanhou o processo de formação do Pnaic e enfatizou: “Trata-se de mais uma possibilidade de fortalecimento de uma alfabetização com mais qualidade para as crianças”. “A ideia do PNAIC é de fazer com que as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, e o Município de Corumbá está aí contribuindo através das parcerias estabelecidas com o governo.