Assessores técnicos da Rede Municipal participam de formação do PNAIC

Assessores técnicos da Secretaria Municipal de Educação participam da Formação Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que termina hoje, 16 de março, na Escola Estadual João Leite de Barros. Iniciada na quinta-feira, dia 15, a capacitação é integrada com os professores formadores locais da Redes Municipais de Corumbá e Ladário e da rede Estadual.

 

“Corumbá reafirma seu compromisso e responsabilidade com a alfabetização, o letramento e a aprendizagem de todas as crianças da Rede Municipal na idade certa, por meio do movimento de formação continuada para os professores alfabetizadores”, destacou a subsecretária Municipal de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum.

 

O tema da formação é: “A matemática como compreensão da realidade e como aprendizagem a partir de outros campos do saber”. O Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos municípios, desde 2013, e vem ao encontro da Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental”.