Prefeitura faz formação com articuladores do PNME e monitores do transporte

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na semana passada formações com os coordenadores e articuladores do Novo Programa Mais Educação (PNME) e com monitores do transporte escolar.  O primeiro encontro formativo, com os integrantes do PNME, teve por objetivo tratar sobre a leitura e a escrita dos alunos envolvidos no trabalho.

 

Segundo a coordenadora do programa, Ana Paula Neves Rodrigues, nesse primeiro momento, as leituras discutidas durante a formação tiveram como finalidade refletir o papel da leitura e da escrita na escola. “Compreendemos que a escola não só alfabetiza, mas também tem a função de inserir o estudante na cultura escrita”, afirmou Ana Paula. As formações específicas do programa Novo Mais Educação (PNME) envolverão as disciplinas de língua portuguesa e matemática.

 

Já os monitores que atuam no transporte escolar, a formação foi organizada pela Gerência de Gestão de Políticas Educacionais, em parceria com o Núcleo de Transporte Escolar, com o objetivo de qualificar o serviço prestado. Durante a Formação foram abordadas questões sobre a importância dos monitores enquanto educadores e formadores de opiniões, ética no trabalho, segurança no trânsito, bem como, tratamento com pais e alunos que dependem desse serviço para chegarem às escolas.

A Assessora Técnica Formadora, Tammi Borges enfatizou que “a relevância da formação justifica-se com base na consciência da grande responsabilidade que temos com o transporte escolar dos alunos e de que todos são corresponsáveis pela educação dos mesmos”. O chefe do Núcleo de Transporte Escolar, Eduardo Alencar também esteve presente ouvindo os monitores, sanando dúvidas, e expressando seus anseios de atingir uma melhor qualidade no transporte e, consequentemente, na educação do município.