Fórum MS inicia ações de 2018 com foco nas Cidades Inteligentes

Elaboração de proposta de consórcio com o tema “Cidades Inteligentes”, está será uma das estratégias a serem conduzidas pelos integrantes do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico do Estado (Fórum MS). A primeira reunião de 2018 foi realizada na tarde desta terça-feira (23) em Campo Grande e contou a com presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck e do Superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça.

 

Durante o encontro o consultor do Fórum MS, Jeconias Junior apresentou os resultados das Oficinas Regionais realizadas em 2017 e aproveitou a oportunidade para pactuar o calendário, conteúdo e encaminhamentos das próximas reuniões. Além do “Cidades Inteligentes”, projeto o qual o Sebrae-MS dará o suporte na realização os secretários de desenvolvimento de MS definiram mais metas para o ano.

 

Entre elas, a construção de pautas de demandas objetivas para cada região, as quais deverão ser apresentadas aos Prefeitos, Governo do Estado, Federações e outros órgãos. Também a construção de uma agenda institucional junto à Fiems, Fecomércio, Famasul, Receita Federal, Sebrae e Governo do Estado.

 

Representando o Governo do Estado, o secretario Jaime Verruck destacou que o Fórum MS é um colegiado muito importante quando se trata de pensar em políticas públicas para o desenvolvimento das regiões. “Precisa continuar se fortalecendo apresentando sua legitimidade e pautas propositivas”, destacou. 

 

O Sebrae-MS continua um grande parceiro, conforme explicou o superintendente Claudio Mendonça. “Estamos de portas abertas para apoiar o Fórum e a pensar estrategicamente o desenvolvimento dos municípios e dos pequenos negócios”, disse.

 

“Temos a constante necessidade de definir estratégias para articulação institucional do Fórum MS com órgãos públicos (estaduais e federais) e entidades com a atuação nas áreas relacionadas ao desenvolvimento econômico”, observou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá e presidente do Fórum MS, Renato dos Santos Lima.

 

Participaram do encontro, Luís Fernando Buainain (Campo Grande), Rose Ane Vieira (Dourados), Diógenes José Martins Marques (Ribas do Rio Pardo), Carlos Henrique (Coxim), Maria Marly M. Pucheta (Bela Vista), Diana Darly Duim (Terenos), Renata Azambuja (Maracajú), Antonio Luiz Teixeira Empke Junior (Três Lagoas), Otávio Alves (Ponta Porã), Almir Junior (Camapuã), Luzia Silva (Camapuã), Fernando Kamitani (Naviraí) e Renato dos Santos Lima (Corumbá).