Empossados novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Corumbá

Foram empossados nessa segunda-feira, 22 de janeiro, os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Corumbá. Secretário municipal de Saúde, Rogério Leite representou o prefeito Marcelo Iunes na solenidade, realizada no auditório da Casa dos Conselhos.

 

O médico destacou a importância do CMS para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, agradeceu a parceria e o trabalho da antiga diretoria da entidade e desejou sucesso aos novos integrantes. “Aprendi muito em 2017 com esse Conselho Municipal”, avaliou o secretário.

 

“Trabalhando juntos, avançamos muito ao longo do ano passado. Hoje o SUS funciona efetivamente em nossa região. E a determinação do prefeito Marcelo Iunes é que continuemos avançando ainda mais”, completou o secretário. A secretária municipal de Assistência Social, Glaucia Antônia Fonseca dos Santos Iunes, também participou da posse.

 

Rogério Leite é membro titular do CMS no segmento prestador de serviço público. A suplente é Tatiana da Silva Matos. Representando os prestadores de serviço privado, foram empossados Gleicy Moraes Ribeiro, da Associação Beneficente de Corumbá, como titular e Larissa Karla Araújo Duarte, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, suplente. No segmento usuários do SUS os titulares são:

 

Claudia Natacha Bassi Dagel, da Associação Corumbaense das Pessoas com Doenças Falciformes e Outras Hemoglobinopatias; Marcela Fardin Montenegro, da Oficina Mãos Amigas Santo Antonio de Pádua; Léia Vilalva de Moraes, da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Previsul; e Rogério César dos Santos, da Associação Comunitária Cultura e Esporte de Corumbá.

 

Os suplentes são Anísio Guilherme da Fonseca, representando o Centro Cultural Recreativo Beneficente, Boliviano-Brasileiro “30 de Marzo”; Reinaldo Aparecido dos Santos, do Instituto de Capoeira Cordão de Ouro; Dulcineia Galharte, do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Corumbá; e Marcilene Bastos, Instituto Madê Korê Odara do Pantanal.

 

No segmento trabalhadores em saúde, os titulares são: Gláucia Cristina Cruz Arruda, do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul; e Saulo Andrade Botelho Vieira, da Associação Brasileira de Odontologia do Pantanal Corumbá/MS. Rudney Soares de Paula, do Sindicato dos Servidores e Funcionários do Município de Corumbá, e Eliane Souza Duarte, do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social no Mato Grosso do Sul, são os suplentes.

 

Léia Vilalva de Moraes foi eleita presidente do CMS para o biênio 2018/2020. O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde. Foi criado em 27 de novembro de 1991, por meio da Lei 1.132/91 e sua primeira reunião ocorreu em 18 de outubro de 1993.