Professores da REME participam do encontro regional do PNAIC

Professores da Rede Municipal de Ensino (REME) participaram do 1º Encontro Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), realizado na Escola Estadual Maria Leite na última terça-feira, 21 de novembro. O evento reuniu profissionais de Corumbá e Ladário.

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa busca garantir a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade. A iniciativa do Ministério da Educação partiu dos dados levantados pelo Censo 2010, que identificou um total de 15,2% das crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler, nem escrever.

 

No encontro, os professores discutiram a nova versão do PNAIC, que adota uma estratégia descentralizadora para atender a diversidade de arranjos federativos, além de valorizar experiências de sucesso que promovam a cooperação federativa e apoiar a constituição de equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino, assegurando o acompanhamento das ações do programa, avaliando a aprendizagem dos alunos.

 

Participaram professores da Educação Infantil; dos 1º aos 3º anos do Ensino Fundamental, além dos articuladores e mediadores do Programa Novo Mais Educação. Também acompanharam o evento, a formadora regional, a coordenadora regional, coordenadoras locais e formadoras locais. Ao todo, o Encontro Regional do PNAIC teve 455 participantes.