Corumbá participa de oficina sobre agricultura e comércio bilateral na Bolívia

Com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Embaixada da Bolívia no Brasil e o Ministério das Relações Exteriores promovem nos próximos dias 7 e 8 de novembro, na cidade boliviana de Puerto Suarez, uma Oficina Técnica Preparatória para a Reunião do Comitê Binacional de Integração Bolívia-Brasil. O evento discutirá a criação de um programa de produção de vegetais e leguminosas, tendo em vista o fortalecimento da agricultura familiar e da comercialização entre os dois países.

 

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, estará presente na ação. Durante o encontro, serão apresentados os estudos “Cenário de Importação Hortifrutícola no Brasil: possibilidades e abertura para o mercado boliviano” e “Abastecimento alimentar transfronteiriço em Corumbá e Puerto Soares – Brasil e Bolívia”. A oficina também terá apresentações sobre os acordos internacionais comerciais entre a Bolívia e o Brasil.

 

O evento contará com a presença do embaixador da Bolívia no Brasil, José Kinn Franco; o embaixador do Brasil na Bolívia, Raimundo Santos Rocha Magno, além dos representantes da FAO no Brasil, Alan Bojanic, e da FAO Bolívia, Crispim Moreira. Também participam outros representantes dos governos brasileiro e boliviano, bem como especialistas, técnicos e produtores rurais.

 

Durante os dois dias, estão previstos debates sobre propostas para ampliar a produção agrícola e o comércio entre os dois vizinhos. Outras atividades incluem a formação de pré-acordos ao longo da oficina.